Resumo sobre conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO


Silva (2010), afirma que para o termo orientação existem várias definições, alguns termos tem suas definições parecidas, mas em via de regra depende da cultura que o influencia, da área de trabalho ou mesmo da forma que é traduzido.
Segundo Magalhães, vice-presidente da ABOP (gestão 2005 – 2007), diz que no Brasil temos um problema para definir osconceitos de orientação. Para Magalhães existem alguns termos como orientação vocacional, orientação profissional, orientação ocupacional, orientação/aconselhamento de carreira, dentro outros.
Silva (2010) diz que segundo OCDE (2005), o termo orientação escolar e profissional, são atividades indicada para indivíduos de qualquer idade, que estejam em qualquer momento de suas vidas, que aindicar aptidões, competências e interesses desses indivíduos. Também ajuda na tomada de decisões em nível escolar, na formação, na profissão, ou seja, a orientação pode ser oferecida em qualquer momento da vida, desde jovens escolhendo a profissão, até mesmo adultos que desejam se reencontrar no mercado de trabalho.
Para o vice-presidente o termo orientação vocacional ou profissional, é aprática de ajudar o indivíduo que está indeciso, a avaliar seus comportamentos, seus interesses e aptidões, usando a tríade de Parsons e com isso pensar nas possíveis escolhas vocacionais.
É importante ressaltar que no serviço de orientação devem ser observados alguns princípios, como a independência, ou seja, o orientador respeita a liberdade de escolha profissional e o desenvolvimento doindivíduo. A imparcialidade também é importante, onde a orientação se ajusta aos interesses do cidadão, sem discriminação sobre sexo, idade, classe social, dentre outros. O orientando tem direito a confidencialidade, ou seja, tudo que for dito, feito, durante a orientação ficará somente entre o orientando e o orientado, isso Silva (2010) chama de confidencialidade. A igualdade de oportunidades, dizque todos tem o mesmo direito nas oportunidades de aprendizagem e trabalho. Por fim o autor diz que a perspectiva holística diz respeito sobre o todo do indivíduo, ou seja, vê o contexto pessoal, social, cultural, econômico, este que pode influenciar na tomada de decisão.
Andrade, Meira e Vasconcelos (2002), dizem que a orientação vocacional teve seu surgimento para ajudar os jovens nãoapenas na escolha profissional, mas também no autoconhecimento, se conhecerem no contexto social, econômico e cultural. Como esta orientação também ajuda nos mecanismos de adaptação, os autores afirmam que está pode prevenir transtornos na vida dos adolescentes, como as decepções, ilusões, assim favorecendo a qualidade de vida em vários aspectos.
A orientação vocacional pode ser desenvolvidatanto em grupo como individualmente, Andrade, Meira e Vasconcelos (2002) afirmam que quando o trabalho é em grupo é melhor, pois existem trocas, ajudando na autoperscepção, diminuindo as fantasias e idealizações que por acaso existam. O trabalho em grupo também ajuda na reflexão conjunta sobre as escolhas, essas reflexões devem ser coordenadas por um profissional competente.
Nesses encontrospara orientação vocacional, é importante criar momentos em que os indivíduos tenham acesso às informações sobre as profissões, tanto de sua escolha (no caso dos que já tem certeza dos que querem), quanto das possíveis escolhas que se possa fazer. Essas informações devem ser sobre as características da profissão, onde se aplica ou se trabalha, qual o foco, cursos, requisitos. Também é importantedeixar espaço nesses encontros para os adolescentes tirarem suas dúvidas, preocupações, ansiedade, assim podendo acalmar o indivíduo para a sai escolha (ANDRADE, MEIRA, VASCONCELOS, 2002).
No seu texto Magalhães diz que segundo Savickas, existem diferenças entre aconselhamento de carreira, educação para carreira, orientação vocacional, terapia ocupacional, colocação ocupacional e treino...
tracking img