Acidez e Basicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

ACIDEZ
E
BASICIDADE










Acidez e basicidade
Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reacção química – por tal pode ser chamado tambémde "doador de próton".
Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon oxônio (ouHidrônio, H3O+), diminuindo assim o pH da solução.
Ácidos também reagem com bases paraformar sais numa reacção de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostos aos ácidos.
Teoria de Arrhenius
Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o químico,físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1884, os seguintes conceitos para definir ácidos e bases:

Assim, genericamente, temos:
H+ + H2O  →  H3O+
Exemplos:
HCl + H2O  → H3O++ Cl-
HNO3+ H2O  →  H3O+ + NO3-
H2SO4+ 2H2O  →  2H3O+ + SO42-

Exemplos:
NaOH → Na + + OH-
Ca(OH)2 →Ca2+ + 2 OH-



Teoria de Brönsted-Lowry
De forma independente, o dinamarquêsJohannes Nicolaus Brönsted (1879-1947) e o inglês Thomas Martin Lowry (1874-1936), propuseram no mesmo ano outra teoria ácido-base conhecida como Teoria Brönsted-Lowry, que diz o seguinte:

Neste caso,considera-se como próton o íon hidrogênio. Isto é visto na reação a seguir, onde o ácido cianídrico doa um próton para a água, que atua, portanto, como base:
HCN + H2O → CN- + H3O+
Essa reação éreversível, sendo que o íon hidrônio (H3O+) pode doar um próton para o íon CN-. Desta forma, o íon hidrônio (H3O+) atua como ácido e o CN- como base.
CN- + H3O+→ HCN + H2O
Exemplos de ácidos de Brønstede Lowry: HCl, HNO3, H3PO4 – se doarem o H+ durante a reação.
Se estiverem em solução aquosa também são ácidos de Arrhenius.

Teoria de Lewis
Esta teoria foi criada pelo químico americano GilbertNewton Lewis (1875-1946) e diz o seguinte:

Essa teoria introduz um conceito novo, é mais abrangente, mas não invalida a teoria de Brönsted-Lowry. Pois todo ácido de Lewis é um ácido de...
tracking img