Achocolatodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nescau perde espaço para concorrentes
"Desde minha infância tenho sido consumidor de achocolatados. Tomava Nescau. Aí, Nescau mudou a fórmula e passei a tomar Toddy."

"Desde minha infância tenhosido consumidor de achocolatados. Tomava Nescau. Aí, Nescau mudou a fórmula e passei a tomar Toddy. Toddy mudou a fórmula e passei para o Muky. Depois fui para o Mágico e Nescau de novo. Toddy denovo. Nescau de novo. Até que comecei a tomar Ovomaltine. Não sei mais que marca experimentar", diz Marcelo Colmenero, 25 anos, profissional de marketing, de São Paulo.

Assim como ele, milhares deconsumidores de achocolatados estão órfãos da marca mais tradicional, o Nescau. Falar em milhares não é exagero. Só no Orkut, o site de relacionamentos mais popular no Brasil, há mais de mil fóruns dediscussão dedicados ao produto. No maior deles, estão listadas 63.291 pessoas. E a maioria discute um só assunto: a mudança de Nescau e a insatisfação que isso gerou. Por mais prosaico que possa parecer,a discussão revela um marco na trajetória de um produto com 70 anos de mercado: pela primeira vez, Nescau perde terreno.

Há cinco anos, segundo Ivan Zurita, presidente da Nestlé no Brasil, Nescautinha 65% do consumo nacional em um mercado que movimenta anualmente R$ 2 bilhões. É tanto achocolatado que a marca se tornou a segunda mais consumida do mundo, segundo o instituto Europanel, mesmosendo vendida só no Brasil. Hoje, entretanto, sua participação caiu para 59%. O produto ainda é líder, mas tem dado chance para a concorrência crescer.

De 2003 para cá, novas marcas e embalagens vêmsurgindo e conquistando o gosto do consumidor. Uma delas é o Palate, que apesar de ter 57 anos de mercado, só agora ganha expressividade. "No interior de São Paulo e no litoral já temos 11% dasvendas", diz Martin Afonso de Souza Bueno, principal executivo da CBA, empresa que fabrica o achocolatado e fornece cestas básicas a outras empresas. Segundo Bueno, o segmento de achocolatados ficou mais...
tracking img