Achocolatados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 Análise Interna

2.1 Marketing
Objetivos de Marketing
A nestlé possui como objetivo de marketing atrair novos clientes para a empresa e também manter os antigos clientes sempre com o objetivo de satisfaze-los e de fideliza-los cada vez mais. Para a nestlé, o profissional de marketing deve ter pleno dominio de 3 itens básicos: Percepçao, que consiste em ver o mercado de um modo geral, nãoapenas como uma série de produtos, mas, na maioria das vezes, como consumidor ; Pró-atividade, ou seja, ter iniciativa para criar coisas novas : Persistência, acreditar no sucesso do produto.

Produtos ou serviços
A nestlé possui apenas 2 produtos na categoria de achocolatados que são:
Nescau
Achocolatado em pó
Achocolatado em pó com nova formula

Achocolatado em pó Light
AchocolatadoPronto em garrafa
Achocolatado pronto em caixinha
Além de achocolatados a marca nescau também possui biscoito, cereal e chocolate.


Alpino
Achocolatado em pó
Achocolatado pronto em caixinha
Os achocolatados não são os principais produtos da marca Alpino, e sim seus chocolates. Além de chocolates e achocolatado a Alpino também possui sorvetes, picolé e capuccino.

Além destas aNestlé é proprietária de inúmeras marcas famosas, ao todo são 6000 das quais 28 faturam mais de US$ 1 bi anualmente e 30 delas representam 75% do faturamento da empresa suíça. A Nestlé atua em 13 segmentos diferentes: Lácteos, Cafés, Bebidas, Cereais, Biscoitos, Nutrição infantil, Nutrição de performance, Congelados e temperos, Chocolates, Balas, Refrigerados, Sorvetes, Águas, Rações animais.Estratégia de preço

O fator que mais leva o cliente aos supermercados é também o preço. Ou seja, investir em pontos de venda onde haja uma proposta diferente desta, provavelmente não traria resultados relevantes. A estratégia começa a tomar um rumo mais focado no produto, pois o ponto de venda começa a perder a condição de “variável” e passando a assumir valores “constantes” em termos decomportamento do consumidor.
Esta mensuração será a chave para burlar o trade-off “Preço – Diferenciação”. Aqui encontra-se a faixa de preço praticada pelas marcas líderes, contra as quais o produto se proporá a competir. Se mantendo nesta faixa de preços, fica-se em igualdade de condições para apresentar ao cliente uma proposta de valor diferente, baseada nestes estudos e direcionada aos seus hábitos deconsumo. Com isso se pretende não uma competição por custo, mas um nivelamento que permita às características de projeto do produto fazer a diferença na escolha do consumidor.
A influência do preço do produto na escolha do consumidor é grande, porém isso é mais intenso na disputa entre as marcas líderes.
Conclui-se que ambas as marcas apresentam “valor agregado” tal, que seu preço um poucomaior não se impõe como barreira à sua escolha perante as marcas menores. Todavia, entre os dois produtos dominantes, o consumidor parece se satisfazer com um ou com outro (permitindo nesta premissa certa generalização), o que faz com que uma maior diferença de preços entre eles pese na decisão.
Esses fatores combinados fazem com que o supermercado, que tem como maior atrativo a “prática de preçosbaixos e promoções” seja o local mais atrativo ao consumidor. A intenção não é encontrar o produto mais barato disponível, e sim descobrir qual das duas marcas de sua preferência será encontrada lá com preços mais baixos.
Após analisar os produtos, o grupo contatou que o preço do achocolatado Alpino, pode ter sua formação de preço através do valor, por ele ter características que o define nacategoria Premium e por ser derivado do chocolate alpino que possui um grande valor agregado. Já o achocolatado Nescau, tem sua formação de preço através da concorrência, já que o seu preço está na mesma faixa que seu concorrente Toddy (apesar de ser um pouco mais alto, por ser líder de mercado) e seu posicionamento é voltado para o mesmo tipo de publico dos seu concorrentes.

Pontos de Venda e...
tracking img