achocolatado kakao

638 palavras 3 páginas
KAKAO
Historia e Definição

O cacau é originário das regiões tropicais da América Central.
O cacau era considerado pela civilização maia por ser uma fruta apimentada, que deveria ser comida com "parcimônia e elegância", devido o amargo, de seu sabor; e era dada para isso, diretamente pelos deuses aos homens, geralmente era consumida antes de Cristóvão Colombo, apenas pelos Sacerdotes da e para a Entidade Sol. E, de tão importante, virou até moeda de troca o "Cacau" ou "Solaris (outro nome da mesma Moeda). Nessa época, no Brasil, primeiramente e depois com a exportação, a partir de 1808, para toda a América Latina, pois Maria I de Portugal, Brasil e Além-Mar aceirava essa "Quase - moeda", o "Cacau" e/ou "Solaris(Casa do Sol), como Crédito. Não se fazia do cacau o que conhecemos hoje como Chocolate. Era feita uma bebida de sabor amargo – apimentado, com as sementes torradas e moídas misturadas com água, semelhante ao preparo do Cafézinho, da forma de Colombo(Cristóvão Colombo), que muitas vezes acrescentava o Café à bebida Apimentada sagrada dos Mexicanos. Atualmente, segundo estudiosos é que se acrescenta a pimenta, para voltar ao sabor de antigamente.
Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.
No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural, próximo ao clima do México, devido ao Rio Amazonas. Depois, pelo Rio Amazonas, passou para o Pará e pelo Mar, chegou finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao ambiente Marinho, e causou o chamado "Boom" da época de 1930.
Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência

Relacionados

  • história do chocolate e do cacau
    16497 palavras | 66 páginas