Acetato de isoamila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
DEPARTAMENTO DE QUÍMICAS E EXATAS – DQE
DOCENTE: GLÓRIA DEL CARMEN M. SALAZAR







PREPARAÇÃO DE UM AROMATIZANTE ARTIFICIAL: ACETATO DEISOAMILA

Vanessa de Jesus Ferreira



















Jequié-Ba
Março/2012
OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo preparar eisolar o acetato de isoamila por meio da reação de esterificação.

INTRODUÇÃO

Ésteres são compostos amplamente distribuídos na natureza. Os ésteres simples tendem a ter um odoragradável, estando geralmente associados com as propriedades organolépticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Em muitos casos, os aromas e fragrâncias de flores e frutos devem-se a uma misturacomplexa de substâncias, onde há a predominância de um único éster.
Os químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores etemperos. Geralmente estes flavorizantes contêm ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos.
O odor e o sabor naturais dificilmente podem ser reproduzidos com exatidão,mas apenas pessoas com bom poder de degustação conseguem diferenciar o sabor natural do artificial. Um éster não é usado individualmente para imitar o sabor natural. A fórmula que imita o sabor naturaldo abacaxi, por exemplo, inclui 10 compostos (ésteres e ácidos carboxílicos) que podem ser facilmente sintetizados em laboratório e sete óleos de origem natural.
Aromatizantes superiores reproduzemperfeitamente os aromas naturais. Em geral, estes aromatizantes são formados de óleos naturais ou extratos de plantas, que são intensificados com alguns ingredientes para aumentar a sua eficiência.METODOLOGIA EXPERIMENTAL

Em uma capela, num balão de fundo redondo adicionou-se 17 ml de ácido acético glacial, 15 ml de álcool isoamílico e 1 ml de ácido sulfúrico concentrado, a solução...
tracking img