Sístese do Acetato de Isoamila

1024 palavras 5 páginas
1. Resumo

Nesta prática foi sintetizado o Acetato de Isoamila, um Éster incolor, altamente inflamável e que possui um odor característico de banana quando não diluído.
Para tal, foi utilizado uma técnica conhecida como esterificação de Fischer, onde é realizado o aquecimento de um ácido carboxílico na presença de um álcool e de um catalisador ácido, desta reação é obtido éster e água. Como ácido catalisador utilizou-se o ácido sulfúrico, o álcool empregado foi o álcool isoamílico e o ácido carboxílico foi o Ácido acético glacial. Os Ésteres são compostos naturalmente encontrados na natureza, porém podem também ser sintetizados. É utilizado na Indústria farmacêutica, cosmética e aromatizantes por conta do aroma agradável presente nos ésteres de cadeia carbônica pequena.

3
2. Introdução

Os ésteres são utilizados na preparação de extratos artificiais que imitam o odor e o gosto de frutas, por isso são usados na fabricação de xaropes, doces, pastilhas, refrescos, etc. Os ésteres ocorrem naturalmente na natureza na forma de essências de frutas, nos óleos e gorduras (glicerídeos), nas ceras e nos fosfátides (lecitina do ovo e cefalina do cérebro).
Nas condições ambientes, se apresentam como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbono. Os primeiros membros da série, os que apresentam baixa massa molecular, são líquidos incolores, de cheiro agradável. No entanto, à medida que se aumenta a massa molecular, vão se tornando líquidos xaroposos, viscosos e gordurosos, até se tornarem sólidos (aspecto de cera), daí ocorre a perda de cheiro agradável. São compostos insolúveis em água, porém são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Como não apresentam pontes de hidrogênio, os ésteres têm ponto de ebulição menor que o dos álcoois e ácidos de mesma massa molecular.
Os éteres podem ser obtidos por via química, enzimática ou podem ser extraídos de alguma fonte vegetal. Um método simples e bastante utilizado é através da

Relacionados