Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Norte do Paraná
Serviço Social

Roberta Pacheco do Espírito Santo

Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

-------------------------------------------------

Carpina 2012

Universidade Norte do Paraná

Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Trabalho de serviço social apresentado à Universidade Norte do ParanaUNOPAR, como requisito parcial para aobtenção de média bimestral.

Carpina 2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................6
4 REFERÊNCIAS...................................................................7

1 INTRODUÇÃO3

O presente trabalho busca apresentar uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório com o intuito de analisar o perfil de uso da Internet por uma amostra de um recorte importante das usuárias brasileiras: As mães. A escolha desse segmento se deve ao papel importantedesempenhado pelas mães nas decisões de compra da família e na obtenção de informações para a saúde. Conclui-se, para a amostra dessa pesquisa, que as mães brasileiras acessam a Internet frequentemente, gostam de buscar auxílio sobre informações de saúde, e, apesar de não serem consumidoras assíduas na Internet, estão satisfeitas com as compras on-line.

2 DESENVOLVIMENTO4

Entre previsões otimistas e pessimistas sobre o futuro do Brasil, nossa economia e o impacto real da crise internacional no dia-a-dia das pessoas, é interessante analisar alguns fenômenos sobre o comportamento da sociedade e como ela lida com o consumo em tempos difíceis. O que as famílias decidem priorizar, manter oucortar de seu orçamento dá muitos indícios sobre que tipo de sociedade existe e está se formando no País no médio e longo prazo. O crescimento que a banda larga vem registrando no Brasil é uma questão em que cabe essa discussão.
De acordo com o IBOPE Nielsen Online, o número de usuários ativos de Internet em residências teve um aumento de 12% em março de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior.Na comparação com fevereiro, o crescimento foi de 2,6%. Trata-se de 25,5 milhões de pessoas que acessaram frequentemente a web a partir de suas residências só no mês de março. Desse total de internautas, quase 90% navegaram por meio de banda larga.
Ainda de acordo com o instituto, cerca de 40% dos indivíduos da classe C já possuem acesso à Internet. Por que afinal o mercado residencial de bandalarga não minguou – e até cresceu - numa época em que tanto se fala, nas ruas e na mídia, sobre os reflexos da crise e a necessidade de cortar gastos? Bem, parte da resposta pode estar em algumas transformações importantes pelas quais a sociedade brasileira passou nos últimos tempos, entre as quais o maior e mais disseminado acesso da classe C a bens de consumo de maior valor agregado, como oscomputadores. Segundo um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos, encomendado pela Intel, 31% dos lares brasileiros tinham computador no final de 2008, e a previsão é de que até 2010 o Brasil deverá se tornar o terceiro maior mercado de PCs do mundo. Outra consultoria, a IDC, diz que para 2009 a estimativa de crescimento das vendas de computador é de 9%. A previsão da IDC parao Brasil é bem alta comparada aos 2% de crescimento previsto para o mercado global de PCs. Ou seja, espera-se que o parque de computadores continue crescendo mais por aqui do que no resto do mundo. Além disso, bem sabemos que, nos dias de hoje, uma máquina sem acesso à rede mundial não serve para muita coisa... Ou seja, a banda larga tende a acompanhar essa expansão.
O aumento da venda de...
tracking img