Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8


INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo trazer elementos para avaliar a contribuição da internet banda larga, do ponto de vista dacriação e transmissão de conteúdos culturais, justificando este meio como pertencente ao domínio das atividades digitais. O estudo apresenta um caráter abrangente, utilizando, principalmente, fontes de informações atualizadas e disponíveis. O digital interfere de muitas maneiras, ora como suporte ampliando a possibilidade de acesso, conexão e intercâmbio, ora não apenas como um suporte, como umlastro, mas como um território de produção digital. Esse acesso permite tanto a expressão como uma nova realidade completamente diferente da que é hoje, onde os meios de comunicação de massa são poucos programando para muitos, com sistemas de restrição muito grande.
À medida que a internet for ficando cada vez mais acessível para um número cada vez maior de pessoas, o intercâmbio, ainterconexão vai ser de tal ordem, que me parece que pela primeira vez se poderá falar de uma comunidade mundial, sob todos os aspectos, porque as diferenças de línguas não serão suficientes para impedir que estas conexões se deem a partir de afinidades, de interesses comuns. Ainda é inimaginável a repercussão cultural deste fato, já se sente, mas na medida em que a grande maioria da humanidadeainda não tem acesso, podemos apenas antever qual será o impacto na cultura.
Devido ao aumento da renda, à política de juros baixos e aos financiamentos facilitados a partir do Plano Real, esses “novos consumidores” obtiveram mais acesso a bens duráveis, especialmente eletroeletrônicos, elevando assim seu status perante seus iguais e muitas vezes adequando através de táticas seu novopadrão de consumo. Um dos principais fatores de restrição ao crescimento da demanda por banda larga é o ritmo da difusão dos computadores nos domicílios brasileiros já que, atualmente, o principal meio de acesso à banda larga é o computador de uso pessoal. Nessa perspectiva, considerando a evolução histórica e a posição atual da penetração de computadores nos domicílios brasileiros, foi solicitadoque os especialistas projetassem a penetração em 2020.



DESENVOLVIMENTO

Segundo pesquisadores, o acesso á internet banda larga no país quase dobrou desde o inicio do ano passado, totalizando 72 milhões de ligações. Cerca de 6 milhões de famílias que não tinham acesso a internet em casa passaram a contar com o serviço por meio do Plano Nacional de Banda Larga. 95% das escolas públicas deensino fundamental no brasil já contam com a conexão de internet banda larga, atingindo um total de 32 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores.
O Brasil já é o terceiro maior mercado de computadores do mundo, o que significa que mais pessoas estão buscando entrar no mundo do conhecimento e da informação por meio da internet. É interessante analisar alguns fenômenos sobre o comportamentoda sociedade, o que as famílias decidem priorizar, manter ou cortar de seu orçamento dá muitos indícios sobre o tipo de sociedade que existe e está se formando no país no médio e longo prazo.
O número de usuários ativos de internet em residências teve o aumento de 12% em Março de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Cerca de 80% das famílias brasileiras devem ter acesso á internet até2015. A internet é a tecnologia que depois do telefone celular registrou o mais rápido crescimento em toda a história da humanidade. 18% dos lares brasileiros possuíam internet móvel, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios realizado pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) fez uma colocação sobre a internet banda larga móvel que se tornou uma tendência mundial, essa tecnologia...
tracking img