Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

NÚBIA JANAÍNA SCHERER

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS






Gurupi – TO.
2012.
NÚBIA JANAÍNA SCHERER

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho de Núbia Janaína Scherer apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para aobtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Politica e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Orientador: Prof: Lisnéia Rampazzo. Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Gurupi – TO.
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4 REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO
A sociedadecontemporânea, marcada pelo uso e aplicação de conhecimento e da informação, está vivendo uma revolução tecnológica. Os efeitos dessa revolução permeiam todas as esferas da atividade humana, moldando as relações sociais, a economia e o avanço da ciência e tecnologia.
A revolução da Internet é uma das marcas do tempo em que estamos vivendo. Mesmo no Brasil, onde o índice de penetração domiciliar demicrocomputadores é relativamente baixo a rede de Internet incluindo acesso discado e acesso banda larga. O brasileiro está entre os que usam mais intensivamente a Internet em casa, o que demonstra o potencial que a sociedade em rede tem a oferecer ao desenvolvimento de nosso país, a importância da infraestrutura de acesso à Internet em banda larga, reconhecida por muitos países como infraestruturacrucial para que se consiga atingir as metas sociais, econômicas e científicas.
Numa época em que o conhecimento é considerado um ativo indispensável para o desenvolvimento das nações, a banda larga – ou, mais precisamente, o acesso à Internet em alta velocidade – é vista como a infraestrutura característica dessa economia do conhecimento o que torna a banda larga tão atraente e promissora não é umfator único. Os benefícios da expansão dessa infraestrutura.

2 DESENVOLVIMENTO

O diagnóstico da banda larga no Brasil identificou os principais aspectos que podem restringir seu avanço e inibir a difusão de seus benefícios pela sociedade, dentro das dimensões da demanda, oferta, da regulação e das políticas de governo eletrônico e de cidades digitais. Levantou-se que o número de acessos aInternet em banda larga fixa atingiu aproximadamente 9,6 milhões em dezembro de 2008.
O prognóstico da difusão dos acessos banda larga no Brasil e nos países selecionados para comparação demonstra que, sem que medidas sejam tomadas para acelerar a difusão da banda larga, o Brasil permanecerá em situação de desvantagem ao longo dos anos. A projeção realizada indica que o Brasil atingiráaproximadamente 18,3 milhões de acessos banda larga no final de 2014, é importante ressaltar que a difusão da banda larga não ocorre de maneira homogênea pela população brasileira, devido, principalmente, às desigualdades socioeconômicas presentes no país. Tem-se, por exemplo, que aproximadamente 40% dos acessos em banda larga estão no Estado de São Paulo e as regiões nas quais os rendimentos médiosdomiciliares são menores e possuem penetração de acesso em banda larga mais baixa.
Outro aspecto que confirma os preços de assinaturas banda larga são um fator limitante à expansão da banda larga no país é a alta sensibilidade ao preço que o consumo de Internet pelos brasileiros demonstra. A análise sugere que se houver alguma política governamental que reduza o preço final da assinatura de Internet ouassinatura banda larga, analogamente, a penetração do serviço tenderá a aumentar de maneira significativa.
Visando atingir as metas estabelecidas, foi identificado um conjunto de mecanismos e instrumentos capazes de solucionar as restrições existentes e garantir a expansão do acesso a Internet em banda larga. Um primeiro conjunto de mecanismos é direcionado ao estímulo do investimento privado,...
tracking img