Acesso e consumo de internet banda larga das familias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 A INTERNET NO BRASIL.....................................................................................4
2.2 A BANDA LARGA COMO OPÇÃO........................................................................4
2.3 CONSIDERAÇÕES SOBRE O AVANÇO AO ACESSO A INTERNET.......................6

3 CONSIDERAÇÕESFINAIS.....................................................................................7

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................9




INTRODUÇÃO

Todos sabem que a banda larga está cada vez mais presente na vida das famílias brasileiras.
O aumento das condições de compra permite ás famílias brasileiras mais facilidade de acesso aeletroeletrônicos, como computadores, e ao uso de internet.
Com a ascensão das redes sociais, a facilidade de compra pela internet, e os diversos meios para se encontrar informação e educação para a família inteira. Não se pode negar que o acesso à internet e a inclusão digital vem ganhando cada vez mais espaço nas casas do nosso país.
Nos dias de hoje, onde a informação e o conhecimento sãofundamentais, o acesso à internet é definitivamente essencial para um mundo mais globalizado e desenvolvido. Para que a sociedade cresça e se desenvolva, é preciso que ela caminhe de mãos dadas com os avanços tecnológicos do mundo digital.
Portanto, com essa consciência iremos cada vez mais longe a um mundo mais globalizado.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A INTERNET NO BRASIL

A internet é atecnologia que depois, do telefone celular, registrou o mais rápido crescimento em toda a história da humanidade. O acesso a internet garante cada vez mais o seu espaço, pesquisas estimam que 80% das famílias terão conexão com a internet, em suas casas até 2015 (O CRESCIMENTO..., 2008).
Em lan houses, dentro de casa, ou através de equipamentos móveis, o uso da internet vem crescendoexpressivamente. No ano passado (2011), o uso da Internet via celular no Brasil avançou entre os usuários de telefone móvel passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os brasileiros que possuem celulares pré-pagos.
Mesmo com a desigualdade social, que infelizmente, também tem vez no mundo digital, todos os estratos sociais conseguem acesso a internet, sendo queentre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tem acesso à Internet; e entre os 10% mais ricos esse número é de 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menos que os de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet das Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com os das Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%) (COSTA E SILVA, 2009)
O aumento do poderaquisitivo do brasileiro o crescimento do emprego formal e do acesso ao crédito, avanço da tecnologia trás grandes mudanças, com isso a “nova classe média” está conseguindo ter mais acesso á crédito nas lojas, podendo assim, comprar mais eletrodomésticos, eletroeletrônicos, inclusive o tão sonhado computador, sem falar nas operadoras de telefonia, que disponibiliza planos baratos e até o próprioaparelho celular, fazendo o cliente cada vez mais se aproximar da internet, via celular.
Numa perspectiva antropológica, é bastante nítido que um aumento de renda por si só não determina uma adoção mecânica a um novo estilo de vida (YACCOUB, 2011), mas permite o maior acesso a bens de consumo antes apenas desejados pelas classes mais baixas, e hoje realidade presente na vida dessa...
tracking img