O capote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capote
A estória de o capote de Nicolai Gogol foi escrita em 1842 e fala de um homem que trabalhava em uma repartição pública e exercia a função de copiador, o nome dele era Akaki Akakiévitch
Akaki foi sempre motivo de piadas, risadas e escárnios dentro da repartição onde ele trabalhava e o motivo disso era o seu velho capote, Akaki tinha esse capote a tanto tempo que já não se imaginava semele, no entanto com o frio de Petersburgo aumentado o simples capote de Akaki já não dava mais conta de esquenta-lo, pois aquilo que Akaki chamava de capote não passava mais de um pedaço de trapo bem gasto. E mesmo diante de tal situação Akaki não queria se desfazer de seu capote, e por isso foi a um alfaiate que morava em seu prédio pedir para que desse um remendo acreditando que tal remendoseria a solução mais exata para se proteger do frio, mas quando chegou ao alfaiate, que era um velho e bêbado, não esperava receber tal resposta do mesmo. O velho dizia que não iria concerta seu capote, pois o mesmo já estava em um estado deplorável e que se Akaki quisesse ele faria um novo capote. Essa noticia impactou muito à Akaki, pois ele não tinha condições de mandar fazer esse novo capote, noentanto, essa era a única saída para se proteger do frio de Petersburgo, pois o alfaiate não iria aceitar fazer um novo remendo naquele velho pedaço de pano já com vários remendos, fazendo assim o pobre Akaki a encomendar então um novo capote.
Akaki sempre foi uma pessoa muito fechada em seu próprio mundo que era de casa para o trabalho e do trabalho para casa, ele não tinha vida social, e oseu maior bem era o seu capote, mesmo sendo esse um pedaço de pano surrado. Akaki não se via em outra vida senão aquela de copiador que sai todos dias de manhã para a sua repartição onde lá ficava o dia todo, copiando inúmeros textos, essa era a vida de Akaki, e mesmo quando seu superior lhe oferece uma tarefa diferente daquela que ele exercia ele não aceita. Por essa razão vemos que Akaki é umapessoa de difícil trato, pois se isola de todo o mundo e vive em um mundo adverso, mas será que Akaki se sente assim por conta própria ou porque as pessoas que estão à sua volta o fazem se sentir assim?
Como dito anteriormente Akaki sempre foi alvo de todas as risadas, piadas e escárnios de toda a repartição e isso fazia com que ele se sentisse cada vez mais avulso daquele mundo, daquelas pessoas, ea única coisa que trazia alegria para ele era o seu oficio de copiador. Mas quando Akaki se vê obrigado a se desfazer de seu capote e para isso mudar toda sua rotina ele se vê perdido, pois não está acostumado com mudanças e isso de fato o impactou muito.
Akaki durante a confecção de seu novo capote teve de mudar completamente sua rotina restringindo o seu orçamento ao máximo para poder darconta de comprar tudo que era necessário, e essa situação que se criou na vida de Akaki durante a confecção de seu novo capote fora totalmente inusitada para ele e nisso conseguimos perceber que essa situação fez bem à Akaki, pois ele começa a se envolver em algo diferente daquilo que ele fazia todos os dias.
Akaki se preocupa com todas as etapas da confecção de seu novo capote, ele se preocupadesde os botões até o tecido do forro, ou seja, se preocupa com todos os detalhes. E durante o período de confecção ele fica se imaginando com o novo capote, como ele o esquentaria, como ele o deixaria mais feliz e nisso vemos que Akaki consegue finalmente sair daquela situação de vida banal e viver como qualquer outra pessoa, pois antes ele parecia uma pessoa mortificada, desgostoso pela vida, masquando ele se vê obrigado a encomendar um novo capote para se proteger do forte frio, Akaki parece ganhar um novo objetivo para viver, pois antes ele só vivia em função de seu trabalho onde ele não ganha mais que um pequeno ordenamento.
Durante as etapas de confecção do novo capote a vida de Akaki toma um novo ar, Akaki é tomado pela ansiedade de ver o seu novo capote e essa ansiedade o torna...
tracking img