Acupuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
INGRID KOSINSKI

PORTIFÓLIO – FISIOPATOLOGIA
MASSOTERAPIA – MANHÃ – 1 SEMESTRE

* resumo da aula 01 – data: 17/02/2011
* tema: introdução a fisiologia – organização celular

* a extrutura celular e suas funções

conhecendo a celula

A célula representa a menor porção de matéria viva, são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos ondeocorrem as atividades essenciais a vida e também onde se originam as doenças. Isso só é possível porque a célula abriga em seu núcleo DNA onde se encontra o código genético de cada indivíduo.
As células ao se reunir formam um tecido, esse tecido forma um órgão para formar um sistema que por sua vez forma o nosso corpo.
A divisão celular é baseada em três partes principais: membrana plasmática,citoplasma e núcleo. Além dessas partes temos também as organelas como: mitocôndrias, complexo de golgi etc;
Membrana Plasmática:
A membrana plasmática circunda a célula e a isola de outras células formando assim uma espécie de parede onde se tem o ambiente intra e o extracelular. Ela é composta principalmente por fosfolipídios e proteínas.
Sua principal função é controlar a alimentação celularpelo processo de permeabilidade seletiva onde controla tudo que entra e sai da celular conforme a necessidade específica do momento, (água, sais minerais) esse transporte pode ser de três forma distintas: osmose, ativo e difusão.
Citoplasma:
Entre a membrana e o núcleo possui o citoplasma. É um fluído espesso transparente e com aparência de um gel, sua porção maior é constituída por água, alémde várias partículas orgânicas. O citoplasma é o meio onde algumas reações químicas ocorrem.
As organelas são estruturas da célula, pequenos órgãos, responsáveis pelo crescimento, manutenção reparo e controle celular. O número e os tipos de organelas variam entre os diferentes tipos de células conforme suas funções.
As organelas e suas funções:
* Retículos endoplasmático: responsável porreações químicas, transporta, armazena, sintetiza, empacota e desintoxica moléculas.
* Ribossomos: são estruturas que contem o RNA e proteínas, funcionalmente eles são sítios de síntese de proteínas.
* Complexo de golgi: processa, separa e distribui as proteínas a membrana plasmática, lisossomos e as vesículas secretoras.
* Lisossomos: função de digestão extracelular
* Mitocôndrias: sãoresponsáveis pela produção de ATP.
Núcleo:
É a maior organela da célula, controla as atividades celulares e contém a informação genética

* atividade de portifólio
*
* Desenhar e descrever a célula do pâncreas e pulmão colocando todas as funções:
Pâncreas
O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas,produtoras de hormônios.
O pâncreas secreta enzimas digestivas ao duodeno e hormônios à corrente sangüínea. As enzimas digestivas são liberadas das células dos ácinos e chegam ao ducto pancreático por vários canais.
O ducto pancreático principal une-se ao ducto biliar comum no esfíncter de Oddi, onde ambos drenam para o interior do duodeno. As enzimas secretadas pelo pâncreas digerem proteínas,carboidratos e gorduras.
As enzimas proteolíticas, que quebram as proteínas em uma forma que o organismo possa utilizar, são secretadas em uma forma inativa sendo ativadas somente quando atingem o trato digestivo.
O pâncreas também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio, que protege o duodeno neutralizando o ácido oriundo do estômago.
Os três hormônios produzidos pelo pâncreas sãoa insulina, que reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue; o glucagon, que eleva o nível de açúcar no sangue; e a somatostatina, que impede a liberação dos dois outros hormônios.

Pulmão:

Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios, constituindo a última porção da árvore brônquica, sendo os responsáveis...
tracking img