Acessibilidade de cadeirantes nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacharelado em Educação Física

Alexandre Ferreira
Emerson Higino

Acessibilidade de Pessoas com Deficiência em Escolas

Jaboatão dos Guararapes
2011

Introdução

A mobilidade com autonomia e segurança, constitui um direito universal e é resultado das conquistas sociais e do conceito de cidadania.
Cada vez mais o livre acesso de pessoas, sejam crianças ou adultos, homens ou mulheres,em todos os lugares estão sendo possíveis graças a mudanças no estilo de construções aliadas as conscientizações das pessoas no sentido de facilitar cada vez mais a acessibilidade de todos.
Com base na universalidade do direito de ir e vir, projetos novos de acessibilidade estão surgindo cada vez mais e trazendo inúmeros benefícios à população.
É responsabilidade de cada um, manter viva acidadania em todos os momentos e ambientes de nossas vidas. O ambiente é de extrema importância no dia a dia de todos e a responsabilidade de ter uma relação de bem estar com as pessoas que o utilizam.
Sabe-se que é difícil ter um padrão muito correto em todos os locais de acesso da população e ainda estamos longe de poder favorecer a todos, o direito de ir e vir, principalmente quando se trata depessoas com deficiência seja ela de qualquer natureza. Em nossa pesquisa, encontramos uma situação bastante agravante, quando reduzimos nossa busca pelo acesso ás escolas e quando tratamos de crianças que são ainda mais excluídas. Tivemos a oportunidade de observar que em escolas públicas este acesso é ainda mais escasso e estamos longe de obter uma solução.

Projeto do MPPE que fiscaliza aacessibilidade em escolas
Municipais da Região Metropolitana do Recife

As condições de acessibilidade para alunos com necessidades especiais nas escolas públicas e particulares do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista tornam-se alvo de fiscalização sistemática do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Nesta terça-feira (6) às 17h, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão,formaliza o início do projeto elaborado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude (CaopIJ) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A assinatura acontece no gabinete do procurador-geral (Rua do Imperador, 473).
A partir de agora, o MPPE passa a contar com uma engenheira e um veículo cujo trabalho específico será vistoriar as escolas das redesestadual e municipais, além das instituições particulares, para verificar problemas de acessibilidade. A proposta é que os laudos técnicos realizados pela profissional possam embasar a atuação dos promotores de Justiça no sentido de cobrar a adequação do ambiente escolar para a inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais.
“Com os laudos em mãos, os promotores poderão chamar ossecretários de educação ou diretores das escolas particulares para propor um termo de ajustamento de conduta. Caso não haja sucesso, o Ministério Público poderá até entrar com ação na Justiça”, explica a coordenadora do Caop Infância e Juventude, promotora Delane Mendonça.
O projeto está sendo possível graças a um termo de cooperação técnica firmado com o UNICEF para apoio aos projetos do MPPE na defesade crianças e adolescentes. No caso específico desta ação, a entidade trabalhou na elaboração do modelo de laudo a ser utilizado nas vistorias.
Além do procurador-geral de Justiça e do secretário-geral do MPPE, promotor Aguinaldo Fenelon, e da coordenadora do Caop Infância e Juventude, participam também do lançamento do projeto os secretários de educação dos quatro municípios atendidos.Padrões normais de acesso à pessoa deficiente

Ainda estamos muito longe de encontrar no país um lugar acessível a todos os deficientes, e pessoas que possuam algum tipo dificuldade de locomoção sejam motores, neurológicos ou visuais. Sendo assim, é necessário que sejam tomadas medidas simples que podem ser de grande ajuda, como por exemplo: a marcação clara com fita adesiva reflexiva das...
tracking img