Academia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CanaisExiste um grande número de canais disponíveis - entre eles:

Venda direta ao cliente, via e-mail, telefone ou internet;
Representantes, que tipicamente vendem diretamente em nome dos fabricantes;
Distribuidoras, que geralmente vendem aos atacadistas;
Varejista, geralmente chamados de comerciantes, que vendem aos consumidores finais;
[editar] Vantagens e desvantagens deintermediários na distribuiçãoEntre as principais vantagens na utilização de intermediários nas distribuições contam-se as seguintes:

- Fornece, nos estágios iniciais, o apoio de especialistas a empresas que querem penetrar em novos mercados (exportações). - Evita o envolvimento directo de financiamento em mercados inexplorados ou de menor potencial (exportações). - Abre os mercados de exportação comcustos mínimos. - Fornece oportunidade de testar a aceitação dos produtos nos mercados / clientes escolhidos, a baixos custos. - Permite o pagamento imediato dos produtos, sem ter que esperar pelo comprador final. - Atrai um sistema mais forte de distribuição através do fornecimento de uma linha variada de produtos complementares e não concorrenciais. - É útil como complemento do departamento deexportação da própria empresa. - Serve para introduzir novas linhas de produtos através de novos canais ou em mercados diferentes dos cobertos pelo departamento de exportações. - Fornece, em alguns casos, armazenamento nos mercados e serviços de venda. - Proporciona contactos relevantes, nos casos em que as compras estatais são importantes.

Em contrapartida, os principais aspectos negativosresultantes da utilização de intermediários, em vez do desenvolvimento de uma força de vendas própria são:

- Corta significativamente as margens de lucro. - Dificulta o contacto directo com o consumidor e limita a informação a posteriori do mercado, pela introdução de um elo extra na cadeia de distribuição. - Reduz a flexibilidade e controlo sobre o preço, promoção, serviço e distribuição do produto. -Limita o apoio ao produto se o intermediário lidar com produtos concorrentes ou representar muitos produtos. - Dificulta a identificação da marca nos mercados de exportação. - Dificulta o domínio directo das operações de exportação pelo fabricante. - Conduz ao desinteresse do intermediário em fazer crescer as vendas, a partir de certos níveis de facturação, quando sente que o fabricante estáprestes a tomar conta directa da exportação nesse mercado.

[editar] Canais de distribuiçãoDistribuir produtos é entrega-los no local certo, em quantidade suficiente, com as características pretendidas, no momento exacto e com os serviços necessários à sua venda. A política de distribuição foi, durante décadas, menosprezada pela indústria tradicional portuguesa, segundo uma orientação que nãocompreendeu que, perante uma economia de excesso de oferta, os canais de distribuição desempenham um papel filtro, e muitas vezes de sucesso, relativamente à chegada dos produtos aos clientes.

Apenas nos últimos anos, com a procura de um novo modelo de desenvolvimento económico por parte da indústria tradicional, e com a criação de marcas. Se constatou a importância da distribuição tendo-se nosúltimos anos, começado a ouvir falar por parte dos governantes, na necessidade de acesso aos canais de distribuição internacionais

[editar] As funções dos canais de distribuiçãoIndependentemente do facto de serem efectuados por intermediários ou pelos próprios produtores, as funções da distribuição podem ser divididas em dois tipos principais: a distribuição física e os serviços.

As várias funçõesda distribuição permite pôr em evidência a questão central da distribuição permite pôr em evidência a questão central da distribuição — saber qual é o agente económico que está em melhores condições para assegurar essas funções: 1. O próprio produtor; 2. Os armazenistas; 3. Os prestadores de serviços, como os transportadores; 4. Os retalhistas; 5. Os próprios clientes.

Todas as grandes...
tracking img