Academia de ginastica - arranjo fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA TEMÁTICA: ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO TÍTULO DO TRABALHO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL SOB A ÓTICA DA ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE) AUTORES ANDRÉ TAUE SAITO Universidade de São Paulo andresaito@uol.com.br JOSÉ ROBERTO FERREIRA SAVOIA Universidade de São Paulo jrsavoia@usp.br LIÉGE MARIEL PETRONI Universidade de São Paulo petroni@usp.br RESUMO O trabalhodiscute a Educação Financeira no Brasil, segundo os princípios e as recomendações da OCDE. Inicia com a contextualização e a importância do assunto. Prossegue com as definições, os princípios e as recomendações da OCDE, e discorre sobre o seu estágio nos Estados Unidos, nos países do Reino Unido, e em outros países da OCDE e do Leste Europeu. Apresenta o caso brasileiro, realizando uma análise sob aótica da OCDE, confrontada à realidade nacional. Por fim, constatou-se que o assunto está incipiente, devendo-se fomentar ações, no âmbito formal e informal, sendo importante o papel a ser desempenhado pelas escolas e Universidades, e pelas instituições financeiras. PALAVRAS-CHAVE: Educação Financeira, Princípios e Recomendações da OCDE, e Brasil.

ABSTRACT This paper deals with FinancialEducation in Brazil, and provides an evaluation according OECD’s recommedations on principles and good practices for Financial Education. It provides a background concerning this subjetct, and there is a discussion about the level of Financial Education in Brazil. By comparison with United States, United Kingdom, some other OECD’s member countries, and some Eastern Europe countries, it becomes clearthat Financial Education in Brazil is incipient, and it’s suggested some actions to improve Financial Education, emphasizing the role to be played by the schools,Universities, and financial sector. KEY-WORDS: Financial Education, OECD’s recommedations on principles and good practices, and Brazil.

1

1 Introdução De acordo com a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE,2004, p.223), o seguinte cenário explica a crescente relevância da Educação Financeira:
Educação Financeira sempre foi importante aos consumidores, para auxiliá-los a orçar e gerir a sua renda, a poupar e investir, e a evitar que se tornem vítimas de fraudes. No entanto, sua crescente relevância nos últimos anos vem ocorrendo em decorrência do desenvolvimento dos mercados financeiros, e dasmudanças demográficas, econômicas e políticas. Os mercados de capitais estão se tornando mais sofisticados, e novos produtos, cujos riscos e retornos não são de imediato discernimento, são oferecidos. Os consumidores possuem, atualmente, acesso a uma maior diversidade de instrumentos de crédito e de poupança, disponibilizados por uma grande variedade de canais, desde serviços on-line de bancos e decorretoras, até organismos que oferecem aconselhamento e suporte financeiro às famílias de baixa renda. Os indivíduos podem, hoje em dia, usar máquinas de auto-atendimento (ATM’s) e computadores pessoais, para realizar muitas de suas transações financeiras. No atual momento, os investidores de ações têm diversas formas para acessar modernos mecanismos e ambientes de transação, alguns dos quaisoferecem serviços mais ágeis ou com grande sigilo, assim como acesso a muitos tipos diferentes de investimentos.

Este mesmo panorama caracteriza o ambiente brasileiro, onde ocorreram grandes mudanças, a partir da década de 1990, como o processo de estabilização econômica, a inserção da economia brasileira no cenário mundial, e as mudanças no sistema previdenciário, que, em conjunto, vêm provocandoalterações do comportamento dos investidores institucionais e, principalmente, dos indivíduos e de suas famílias, nas suas decisões de investimento e de captação. Ressalta-se que, a partir desta mesma década, a adoção de políticas de redução da participação do Estado na economia e a estabilidade da moeda provocaram mudanças no mercado financeiro nacional (ANDREZO & LIMA, 2002), resultando na...
tracking img