Bromidose e hiperhidrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:
Existem vários ativos antiperspirantes que ajudam no controle do suor, que é produzido pelas glândulas sudoríparas, esse suor é constituído por água, na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias Quando ocorre um aumento de temperatura da pele, as glândulas sudoríparas produzem suor. O corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais de três milhões de glândulassudoríparas, que são capazes de produzir até 12 litros de suor por dia.
O suor, por si só, é inodoro, pois o líquido liberado pelas glândulas sudoríparas é composto por quase 99% de água.
O suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com as bactérias que habitam a superfície da pele e que alteram a sua constituição. Esse fenômeno é mais evidente nas glândulas presentes nasaxilas e na zona genital, onde o acúmulo de suor é mais intenso. O mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos pelos sapatos e meias, o que cria um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.
A hiperatividade das glândulas sudoríparas leva transpiração excessiva, condição esta conhecida como hiperidrose.
Essa hiper hidrose é a gênese da bromidrose que é o mal cheiroproduzido pelo aumento do crescimento de bactérias ocasionado pelo aumento do suor.

2. REVISÃO DA LITERATURA:
Em 2009 foram vendidos R$ 21,6 bilhões em produtos cosméticos, sendo que 9,3% desse mercado é representado pelos desodorantes, uma importante classe da higiene pessoal que hoje é parte das preocupações diárias das pessoas em todo o mundo. No entanto, mesmo que existam relatos do uso defragrâncias desde o Egito Antigo e o Império Romano, esses produtos só foram introduzidos no mercado no início do século XX, quando a transpiração e o odor corporal passaram a ser considerados inconvenientes.

O suor tem uma importante função fisiológica de manter a temperatura corporal próxima a 37ºC, além de manter a elasticidade e hidratação da pele. Pois foi justamente a habilidade detranspirar até 1,8 litros por hora que permitiu ao ser humano adaptar-se a diferentes climas.
O suor é um líquido isotônico de pH entre 4 e 6,8 produzido pelas glândulas sudoríparas. Ele é secretado para a superfície cutânea para reduzir o pH da pele para prevenir o crescimento bacteriado. A perda mínima na transpiração é de 0,5 litros e no máximo de 10 litros, sendo que os homens transpiram mais que asmulheres
2.1 As glândulas sudoríparas:
As glândulas sudoríparas, localizadas abaixo da epiderme, são classificadas como apócrinas e écrinas.

As glândulas écrinas (círculo vermelho) distribuem-se por toda a pele, especialmente nas palmas das mãos, solas dos pés, axilas e testa, mas não estão presentes nas membranas mucosas. Estão sob controle térmico e são inervadas por fibras nervosas dosistema simpático colinérgico. São elas as responsáveis pela formação do suor aquoso que mantém a temperatura corporal e impede a hipertermia. O fluido que secretam é desencadeado por estímulos térmicos ou psíquicos e contém cloreto, ácido láctico, ácidos graxos, uréia, glicoproteínas e mucopolissacarídeos.
As glândulas apócrinas (círculo azul) são grandes e seus ductos se abrem para os folículospilosos. Elas estão presentes nas axilas, aréolas mamilares e região anogenital. Tornam-se ativas na puberdade e produzem uma secreção leitosa, inodora e rica em proteínas e material orgânico. Estão sob o controle de fibras nervosas simpáticas adrenérgicas e seu estímulo principal é hormonal.

Inicialmente o suor não apresenta odor, ou seja, é inodoro.  Mas é a partir da ação de bactérias,naturalmente presentes na pele, sobre os componentes suor apócrino que são produzidas as substâncias fétidas.
O mau odor varia de pessoa para pessoa, mas os responsáveis pelo odor são iguais para todos: os ácidos isovalérico, acético, láctico, propiônico, butírico, caproico e caprílico.

2.2 Como prevenir (perfume, antimicrobiano, antitranspirante):
Então, a essa altura todos já formularam hipóteses...
tracking img