Prouni sisi enem

467 palavras 2 páginas
PROUNI
O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. No primeiro semestre, serão oferecidas 195.030 bolsas de estudo, sendo 98.728 bolsas integrais e 96.302 bolsas parciais em 1.321 instituições de ensino superior de todo o país.
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Para inscrever-se no Prouni o estudante tem que fazer o Enem. Não tem escapatória. É fator primordial. Mas não somente isso. Existe uma pontuação mínima exigida e a comprovação da renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; e que satisfaça uma das seguintes condições: * ter completado o ensino médio em escola da rede pública; * ter completado o ensino médio em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola; * ter feito todo o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral desta última; * ser portador de deficiência; * ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de

Relacionados