Abuso sexual infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista Eventos Pedagógicos v.3, n.3, p. 202 - 211, Ago. – Dez. 2012

FAMÍLIA E ESCOLA: a orientação contra o abuso sexual

Poliana Acs Teodoro José Luiz Müller

RESUMO

Este artigo sobre a família e escola direcionando a abordagem do abuso sexual infantil, objetiva averiguar como se realiza a orientação sobre este assunto nesses ambientes, como essa problemática pode refletir nodesenvolvimento escolar da criança abusada. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública, no município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. O trabalho contribui apresentando pontos relevantes para a discussão do polêmico assunto. Constatou-se a necessidade de mobilizar a sociedade a realizar diálogos preventivos, idealizando a proteção, saúde psicológica e odesenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Educação. Ensino fundamental. Orientação. Abuso sexual infantil. Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo, cujo foco refere-se à família, escola e a criança, tendo o direcionamento para a abordagem do abuso sexual infantil. Diante da expansão dos casos de abusos sexuais, percebe-se a importância de se abordar o assunto, mesmo se tratando de umaquestão polêmica, é um contexto atual e que preocupa a sociedade. Tendo como objetivo realizar uma análise de como o assunto abuso sexual é abordado em ambientes familiares e escolares, buscamos saber se ambos realizam orientações sobre a
Acadêmica do 7° semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); pertence ao Grupo de Orientação do professor Me. José LuizMüller do campus Universitário de Sinop. Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Professor concursado na área de Didática, do campus Universitário de Sinop, UNEMAT.

problemática, e ainda, como identificar sinais na vítima ecomo podem influenciar no desenvolvimento escolar da criança abusada. A pesquisa foi direcionada a esse tema por compreender que o assunto é polêmico e que muitas vezes é evitado ser discutido. Com isso, procura-se verificar em âmbitos familiares e educacionais como é debatido o assunto. Essa pesquisa foi realizada em uma escola pública, que abrange turmas de 1º ao 6º Ano do ensino fundamental,localizada em região periférica no município de Sinop - MT. Nos fundamentamos em pesquisas bibliográficas, utilizando autores como: Ariès (1981), Sanderson (2005), Dupas (2008). Trata-se de um Estudo de Caso, tendo como abordagem a análise qualitativa, que nos possibilita a efetivação das análises dos dados coletados, os quais foram realizados por meio de entrevistas semi-estruturadas comrepresentantes da família, professores, gestão da escola pesquisada, psicólogo e um representante do conselho tutelar, dessa forma, possibilitando aprofundar os conhecimentos. Apesar do assunto ser delicado e polêmico para se abordar, é algo que infelizmente faz parte da realidade. Primeiramente contribuiu no enriquecimento do conhecimento pessoal sobre o assunto, além da compreensão da necessidade de queseja debatida, com o intuito de ampliar as discussões e a orientação das instituições educacionais, das famílias e das crianças.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Na busca por uma compreensão do contexto histórico da família e criança nos servimos do estudo de Philippe Ariès. Tal percurso histórico é relevante para perceber as transformações que a família e o conceito de criança passaram, os quaisdiferem da atualidade, possibilitando perceber que o sentimento de família nem sempre existiu, assim como o de infância, passando por vários processos para se compreender a realidade vivida. Essa breve reflexão histórica constitui-se em fundamentar nossa percepção no decorrer dessa trajetória, demonstrando que é consequência de constantes transformações. Relacionado à definição de abuso sexual...
tracking img