Absolutismo russo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABSOLUTISMO RUSSO

Ivan III, o Grande(1462-1505)

O grão-duque Ivan III, o Grande, iniciou as bases para um regime autocrático. Incorporou à Moscóvia os estados de Novgorod, em 1478, e Tver, em 1485. A dominação mongol terminou em 1480. Uma vez livre do controle tártaro, entre 1492 e 1500 Ivan invadiu os territórios lituanos. Paralelamente, Ivã III constrói em Moscou um poder absoluto semprecedentes decalcado sobre o dos imperadores romanos e bizantinos. A publicação em 1497 do Sudiebnik, primeiro código de leis russo compilado por Vladimir Goussev, demonstra claramente o aumento de poder que o soberano russo estava adquirindo. Além disso, os italianos e gregos trazidos com Sofia Paleólogo, sobrinha do último imperador bizantino, Constantino XI, influenciam a criação de um Estadocentralizado e de um governo autocrata.
Quando Ivã morre, em 1505, a Rússia já havia se tornado o país mais influente da Europa Oriental.

Ivan IV, o Terrível(1533-1584)

Ivan IV ficou conhecido como Ivan, o Terrível, por usar a tortura, o desterro e a execução para reprimir os nobres que conspiraram contra ele. Embora famoso por sua crueldade e seus excessos, fundou um poderoso Estado russo eestabeleceu o modelo para o governo autocrático czarista.
Foi proclamado soberano em 1533 e em 1547 transformou-se no primeiro grão-duque moscovita a ser coroado czar. Seu principal objetivo era debilitar o poder dos boiardos(membros da alta nobreza) e da Igreja. Em uma de suas principais medidas, determinou que metade das terras da Moscóvia(Oprichnina) fosse propriedade patrimonial do czar e comisso estabeleceu um novo grupo social, denominado oprichniki.
Em 1552, os exércitos moscovitas conquistaram e anexaram o reino tártaro de Kazan. Astracã passou a ser território russo em 1556. A zona fronteiriça da Moscóvia foi ocupada pouco a pouco pelos cossacos, homens livres recrutados voluntariamente para o serviço do czar. Em 1581, uma expedição cossaca cruzou os Urais e iniciou umacolaboração mútua que possibilitou que a maior parte dos territórios do Obi fossem administrados por um governo russo, começando assim a conquista da Sibéria. Ivan, embora conhecido como o Terrível por suas crueldades, fortaleceu o Estado e estabeleceu as bases do governo supremo dos czares.

Pedro I, o Grande(1682-1725)

A ascensão de Pedro I marcou o começo de um período durante o qual a Rússiaalcançou grande poder dentro da Europa. Em 1721, Pedro foi proclamado “czar de todas as Rússias”, dando origem ao Império Russo, que através do estabelecimento de uma capital sobre o Báltico, São Petersburgo, quis marcar sua nocação europeia.
Através da ocidentalização, esforçou-se por modernizar o Império Russo, também transformando São Petersburgo em nova capital, em 1703. A ideia de Pedro I era a decentralizar o Estado o máximo possível.
Além de conflitos com os otomanos, prolongou conflito de anos com a Suécia, no fim do qual apoderou-se de territórios que deram à Rússia o acesso ao Mar Báltico, solidificando assim sua política expansionista.
Ao governo autoritário de Pedro I segui-se um período de debilidade. O trono, após conjurações e conspirações, passou por vários sucessores edistintos governantes. Em 1741, Elizabeta Petrovna chegou ao trono e sob seu governo produziu-se uma recuperação nacional; em guerra novamente com a Suécia(1741-1743), a Rússia conseguiu parte da Finlândia. Posteriormente, aliou-se à Áustria e à França na Guerra dos Sete Anos(1756-1763) contra a Prússia. Seu sobrinho e sucessor Pedro III foi sucedido no trono por sua esposa Catarina II, a Grande.Catarina II, a Grande(1762-1796)

O êxito de seu governo permitiu a expansão da Rússia, baseado na adesão aos princípios do Iluminismo. Mas a eclosão de um levante cossaco e de camponeses fez com que Catarina endurecesse ainda mais as opressivas leis sobre servidão e abandonasse progressivamente seus pontos de vista liberais.
No reinado da czarina a Rússia participa, junto com a Áustria e a...
tracking img