Qualquer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontos a serem expostos
Czarismo
-o que é, o que significa?
-quando nasceu?
-como foi?
-quando terminou?
O que é, o que significa?
Quando nasceu?

Significado de Czarismo
Czarismo foi um regime político da Rússia, que ocorreu antes da revolução de 1917, e imperou durante muito tempo. O termo czarismo é oriundo de Czar, que era o modo como os imperadores ficaram conhecidos, e foi umahomenagem a César, o imperador romano.
Significado de Czar
O termo czar (tsar em russo) tem o significado de "imperador". Foi o título utilizado pelos soberanos russos, no período de duração do Império Russo, entre 1547 e 1917 e adotado inicialmente pelo Imperador Ivan IV.
O imperador russo Ivan IV, foi coroado em 18 de Março de 1547 (aos 16 anos de idade) e após sua coroação auto-proclamou-secomo Czar da Rússia. Adotou o título imperial utilizado pelos romanos (Caesar), derivado do nome do ditador romano Júlio César (Iulius Caesar em latim). O termo Caesar também deu origem ao título imperial alemão "Kaiser".
O Czar Ivan IV ficou conhecido na História da Rússia por "Ivan, o Terrível" em consequência da extrema crueldade que marcou o seu governo. Foi o responsável pela conquista deextensos territórios e pela unificação dos principados independentes que constituíam a Rússia.
O femino de czar é czarina ("tsaritsa" em russo), sendo que o filho de um czar é designado por "tsarevitch" e a filha por "tsarevna".

Como foi?

O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo, ou seja, o governo russo não fornecia as mínimas condições necessárias para o estabelecimentodas indústrias, fazendo com que a economia tornasse atrasada. O czarismo tinha sua economia nacional bastante parecida com o feudalismo, focado mais na agropecuária, com classes de camponeses, e etc.
As pressões com esse tipo de regime não demoraram muito a ocorrer, e logo o czar Nicolau II, transformou o país em uma monarquia constitucional, incluindo um parlamento. Com a entrada da Rússia nosconflitos da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914, foram um dos últimos conflitos de poder do czar e a população russa, e então o sistema político acabou, tornando a Rússia no que é hoje.
No entanto, a Rússia não era uma democracia, mas uma autocracia: o czar (imperador) governava com poderes absolutos. O Parlamento ou Duma, instituído em 1906, mal e mal se opunha a ele. Para complicar, a czarina(imperatriz) era alemã e boa parte da corte simpatizava com a Alemanha, querendo mudar de lado no conflito. Para isso, não hesitavam em sabotar seus próprios exércitos, facilitando as vitórias adversárias.
Não bastasse tudo isso, o czar Nicolau 2º era um homem medíocre e indeciso, que sofria forte influência da esposa, Alexandra. Esta por sua vez estava praticamente dominada por um homemchamado Grigori Rasputin, um camponês que era ao mesmo tempo um místico e um charlatão e que passou a governar a Rússia, nos bastidores.
Rasputin aconselhava, por exemplo, a czarina a nomear um ministro à noite, alegando que Deus lhe transmitiu essa ordem. No dia seguinte, mandava demiti-lo, afirmando que o homem fora possuído pelo demônio. "A corte parece ora o zôo, ora o pátio dos milagres", escreveuum deputado russo da época.

-quando terminou?
Revolução Russa – A crise e a queda do czarismo

A Rússia, até os primeiros anos do século XX, era controlada pelo absolutismo czarista. Próximo aos moldes do absolutismo, o governo russo atrelou a economia nacional aos moldes do feudalismo e não promoveu condições necessárias para o estabelecimento de um parque industrial desenvolvido. Dessamaneira, o atraso econômico foi uma das primeiras delicadas questões que contribuíram para a deflagração do processo revolucionário. 

No governo do czar Alexandre II (1855 – 1881) começou a implementação de medidas que buscavam modernizar a Rússia. Ele deu fim aos laços feudais e formou uma classe de pequenos camponeses proprietários de terras. Nos governos do fim do século XIX, outras medidas...
tracking img