Abraham maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABRAHAM MASLOW

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 QUEM FOI ABRAHAM MASLOW
2.2 SUA PRINCIPAL OBRA, A HIERARQUIA DE NECESSIDADES
2.3 A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES DE MASLOW
2.3.1 Necessidade Fisiológica
2.3.2 Necessidade de Segurança
2.3.3 Necessidade de Amor, Necessidades Sociais
2.3.4 Necessidade de Estima, Necessidade de Ego
2.3.5 Motivação
2.4 CONTRIBUIÇÃO DE MASLOW PARA AADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

3 CONCLUÃO

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata sobre a vida, as obras e a contribuição de Abraham Harold Maslow para a administração, onde ficou conhecido como o pai do estudo motivacional das relações humanas e criador da famosa Pirâmide de Maslow. A pirâmide de Maslow mostra o grau de importância motivacional dado a cadanecessidade e demonstra que as necessidades fisiológicas são as mais importantes sendo a base de toda a estrutura motivacional do homem.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância das ideias e teorias de Abraham Maslow para a gestão de operações e administração de um modo geral, já que toda ou qualquer decisão que um cliente em potencial toma, são baseadas em uma série de fatores,podendo ser eles sociais, culturais e familiares; e principalmente, é motivada por suas necessidades humanas.
Todo o trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas, procurando sempre trazer informações precisas e relacionando essas informações com a realidade encontrada no atual sistema administrativo e de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1QUEM FOI ABRAHAM MASLOW
Abraham Maslow foi o filhomais velho de pais judeus que migraram da Rússia para os EUA, a fim de escapar de condições adversas e tumulto sócio-político. Foi em Brooklyn, Nova York, que Maslow jovens nasceu, no dia primeiro de abril de 1908.
Ele cresceu e quase sem amigos, dividindo seu tempo entre longas horas de estudo e auxiliando seu pai a sobreviver. Segundo (Maslow apud Hoffman, 1999, p.1),
Fui um garoto tremendamenteinfeliz… Minha família era miserável e minha mãe era uma criatura horrível… Cresci dentro de bibliotecas e sem amigos… Com a infância que tive, é de se surpreender que eu não tenha me tornado um psicótico.

Livros tornaram-se seu refúgio, e ele se viu mergulhado nas obras de Freud, Jung, Pavlov e outros. Psicologia lhe interessava imensamente. Maslow cedeu aos desejos de seus pais para estudarDireito, matriculando-se no City College de Nova York para este fim. No entanto, logo ficou claro para ele que o Direto não era sua vocação na vida, então depois de se manter ainda por três semestres no curso de Direito, resolveu pular para dentro da Psicologia.
Foi em Wisconsin que Abraham Maslow descobriu finalmente a estabilidade e sucesso na sua vida. Em 1930, Maslow terminou seuBacharelado em psicologia da Universidade de Wisconsin. Sua sede de conhecimento, instigado por mentores, como Harry Harlow, levou-o a terminar o seu mestrado (em 1931) e mais tarde o seu doutoramento (em 1934) no mesmo campo. Durante este período, o casal Maslow deu à luz duas filhas - a Dra. Ellen Maslow e Ann Kaplan.Imagem:http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/index.php?option=com_content&view=article&id=73:abraham-harold-maslow&catid=10:gurus&Itemid=10
Em 1937, Abraham Maslow se mudou para Brooklyn, o seu local de nascimento, e começou a ensinar psicologia na faculdade de Brooklyn, uma posição que manteve durante 14 anos. Foi nessa época que algumas de suas melhores obras foram produzidas. Seu artigo intitulado "A Teoria da Motivação Humana" foi publicado pelaprimeira vez na revista Psychological Review em 1943, e foi impresso e reimpresso em várias publicações em seguida. Quatorze anos mais tarde em 1951, Abraham Maslow aceitou uma oferta do então recém-fundada, Waltham, Massachusetts, da Universidade Brandeis.  Decepcionado com a resposta dos alunos a suas aulas, Maslow passou a se dedicar à administração da faculdade e à publicação de artigos que...
tracking img