Aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ABORTO

CRISTIANO SILVA SILVEIRA
FÁBIO DA SILVA FERNANDES

1º SEMESTRE / 1998

SUMÁRIO

Resumo.............................................................................................................. 3Introdução.......................................................................................................... 4

I - O Aborto como Prática Social e Questão de Saúde...................................... 6

II - Um Acompanhamento Histórico da Questão.............................................. 10

III - Aspectos Jurídicos..................................................................................... 14

IV - Aspectos da ÉticaMédica......................................................................... 15

V - Aspectos Religiosos................................................................................... 16
5.1 - Catolicismo.................................................................................... 16
5.2 - Igrejas Protestantes...................................................................... 16
5.3 - IgrejaJudáica................................................................................ 17

Conclusão........................................................................................................ 18

Bibliografia....................................................................................................... 19

RESUMO

Preocupados com os resultados recentes de pesquisas brasileiras sobrecomplicações após aborto, que indicam um crescente aumento no número desses eventos, além de registrarem uma alta incidência dos mesmos entre adolescentes, os autores propõem-se a analisar, neste trabalho, a prática do aborto sob uma ótica histórica, como um subsídio para se “repensar” a questão em futuras políticas de saúde no Brasil. Apresentam, para tanto, enfoques médicos, religiosos, políticos,legais, sociais, econômicos e culturais sobre a questão do aborto, esposados pelos povos, desde as antigas civilizações, orientais e ocidentais, até os dias de hoje - todos eminentemente ditados por fatores econômicos, dependentes, obviamente, da facção que estivesse no poder em determinado contexto histórico. É apresentada, também, a legislação brasileira sobre o assunto.

INTRODUÇÃO

Estetrabalho tem como objetivo trazer à tona alguns dados históricos a respeito da questão da prática do aborto, analisando-a sob a ótica das várias civilizações e religiões que ajudaram a compor a história do mundo.

O universo pesquisado foi de 2.588 mulheres carentes, apresentando complicações pós-aborto que procuraram o Hospital Municipal de Santo André no município da Grande São Paulo, noperíodo de janeiro de 1978 a dezembro de 1982.

As conclusões mais marcantes foram a duplicação do número de abortos atendidos pelo serviço, na proporção de 1 aborto para 3,6 partos para 1 aborto para 1,8 partos, em 1978 e 1982 respectivamente e grande incidência do evento entre adolescentes.

Dados como esses - concretos e expressivos - parecem levar a certo tipo de reflexão até mesmoóbvia: em que medida o aparente descaso por parte de autoridades médicas e governamentais em relação à questão da prática do aborto não está, de certa forma, contribuindo para o agravamento do problema?

Seguindo essa linha de raciocínio, estaríamos abrindo espaço para discussões em torno das políticas de: planejamento familiar; saúde reprodutiva; controle da natalidade; qualidade de assistência àmulher; qualidade de vida da população e, por que não dizer, da polêmica questão da liberdade da mulher em relação ao seu próprio corpo. De uma forma ou de outra, sabe-se que o aborto é praticado no Brasil: nas populações carentes ou abastadas, em meio a boas condições de higiene ou não, entre mulheres jovens ou maduras. Até que ponto não estaríamos funcionando apenas como mero observadores...
tracking img