Aborto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este artigo tratado aborto de fetos anencéfalos. Posições favoráveis e contrárias, médicas e religiosas são analisadas. Para se tratar do assunto abordado é preciso ter uma definição do que é anencefalia e suas consequências.
A anencefalia é resultado da falha de fechamento do tubo neural, decorrente da interação entre fatores genéticos e ambientais, durante o primeiro mês deembriogênese. O reconhecimento é imediato, não há osso frontal, parental e occipital. A face é delimitada pela borda superior das órbitas que contém globos oculares salientares. O cérebro remanescente encontra-se exposto e o tronco cerebral é deformado. Estatisticamente, dos fetos que nascem anencéfalos, 75% deles já nascem mortos e os que sobrevivem tem uma expectativa extrauterina de no máximo 48horas. Na anencefalia não existe um gene responsável. A diminuição do ácido fólico (um tipo de vitamina B), segundo alguns estudos, pode ser uma das causas, por isso alguns médicos passam uma dieta rica dessa vitamina. O Brasil por ter um sistema de saúde precário, tem altos índices de fetos anencéfalos.

O ASPECTO PSICOLOGICO NA GRAVIDEZ

Para a maioria das mulheres a gravidez representao apogeu de uma trajetória de realização, a concretização de uma vida de planejamento. É a extensão de esforços pessoais e profissionais. E sobre este ponto o aborto é uma decisão difícil. O aborto é um drama psicológico muito forte para mulher. Muitas delas, depois de realizar o aborto, tentam suicídio. No caso de fetos anencéfalos, além do trauma de terem eliminado injustamente uma vida,também sofrem com a má formação do feto. Em suas mentes, elas deixam de ser “geradoras de vida” e passam a ser “assassinas”. Segundo alguns estudos a mulher quando aborta, considera ter rejeitado o filho pela sua má-formação, o que se torna motivo de condenação pessoal. O fator psicológico tem uma importância de peso nestes casos.

POSIÇÕES CONTRÁRIAS

A visão daqueles que são contra o aborto dosfetos anencéfalos, está fundamentada em cima do direito à vida. A igreja, talvez uma das maiores defensoras desta causa, acredita que a terminologia “anencéfala” é inadequada  vez que, não é verdade que a criança não tenha cérebro, pois se assim o fosse ela seria natimorta. O que acontece são graus diferenciados de má-formação em partes do cérebro que, sim, vão dificultar e muito uma vida normaldessas crianças, mas que, de forma alguma, permitem que elas sejam qualificadas como “cadáveres”, como “seres inanimados”.
De acordo com o bispo e também médico Dom Antônio Augusto Dias, Auxiliar do Rio afirmou que “Diante da questão ponderada pelos ministros do STF a respeito das crianças que estão se desenvolvendo no útero materno com má-formação denominada anencefalia, eu, como bispo auxiliardo RJ e também como médico, compreendo perfeitamente todas as circunstâncias que envolvem esta gravidez. Porém, por cima de todas elas, existe uma realidade que é intocável: em primeiro lugar, a dignidade da maternidade feminina, que dá à nossa sociedade a certeza de que qualquer ser humano, independentemente de suas circunstâncias de saúde ou circunstâncias sociais é amado desde o útero materno”,afirmou.
Afirma o catolicismo que nos casos em que a gestação é levada adiante com muito amor, as crianças sobrevivem, têm reações, as funções fisiológicas são preservadas, reagem sobretudo, ao carinho da própria mãe, ao chamado e a diversos estímulos. Nós não temos condições, inclusive, de dizer o grau de dor e sensações que essas crianças possam vir a ter, até mesmo porque a ciência evoluiupouco nessa direção.
Os dogmas religiosos dizem que só a Deus pertence o direito sobre a vida, cabendo somente a ele a decisão de possibilitar ou não o nascimento de qualquer ser humano.
Sabe-se, pela medicina, que as crianças portadoras de anencefalia têm um curto espaço de tempo de vida, mas o que importa não é o espaço de vida curto ou longo mas o quão intensamente são amadas, declarou o...
tracking img