Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório




Professor:
Disciplina: Química

Título do Relatório: Separação de misturas

Data da aula prática:












Grupo: A

Nome:



















1) Introdução Teórica:



2) Objetivo:





3) Materiais e Reagentes:





4) Procedimentos:





5) Resultados:




6) Conclusão:





7)Bibliografia:






8) Questão:











































1) Introdução teórica:
ANÁLISE IMEDIATA
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, paraa obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos deseparação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas em diferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.
Vamos estudar agora, alguns desses principaisprocessos de separação.

TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Qualquer transformação sofrida pela matéria é considerada fenômeno, ou ainda qualquer acontecimento na natureza que podem ser classificados em:
• Fenômenos físicos;
• Fenômenos químicos.
a) FENÔMENOS FÍSICOS
São aqueles que não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição. Ou ainda:
Fenômeno físico é toda e qualquertransformação sofrida por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: mudanças de estado físico da matéria (estado de agregação); dissolução do açúcar em água; cortar uma árvore; acender uma lâmpada; uma fruta caindo da árvore, etc.
b) FENÔMENOS QUÍMICOS
São aqueles que alteram a composição da matéria, ou seja, a suacomposição. Ou ainda:
Fenômeno químico é toda e qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração de sua constituição íntima, não sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: a queima do álcool ou da gasolina, riscar um palito de fósforo (reações de combustão); formação da ferrugem (reações de oxidação); digestão dos alimentos, etc.
Quando ocorre um fenômenoquímico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma reação química.
VISUALIZAÇÃO DE UM FENÔMENO QUÍMICO OU REAÇÃO QUÍMICA
Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada a:
1. Mudança de cor. Exemplos:queima de papel; cândida ou água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.
2. Liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre.
Às vezes, uma única substância, ao ser aquecida, transforma-se em outras, antes de atingir uma temperatura que possibilite sua mudança de estado. Assim, o aquecimento do...
tracking img