Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEUDALISMO
FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

FEUDALISMO
FORMAÇÃO

Oratores

Bellatores

Laboratores

FEUDALISMO - síntese das instituições romanas: clientela (dependência entre senhores eservos), do colonato (fixação na terra e origem da servidão); villas (propriedades rurais) e da Igreja Católica. E barbaro-germânico: economia agropastoril de subsistência, ausência de comércio e moedas edireito consuetudinário (tradição oral).

FEUDALISMO FORMAÇÃO

A unidade econômica o Feudo (benefício): agropastoril, autosuficiente e de subsistência, atividade de comércio reduzida a trocas(escambo). Dependências: manso Senhorial (castelo e as melhores terras); manso Servil (terras arrendadas; lotes; glebas ou tenências) e o manso Comunal (bosques e pântanos).

A Suserania eVassalagem, origens no comitatus e investidura (tradições germânicas). Descentralização política: ducados, condados, baronatos e marcas. Nobreza recebia o Feudo (benefício), o poder político advinha da defesa,do poder militar e dos laços dependência militar entre nobres. A Igreja Católica principal instituição. O clero detinha o poder secular e temporal, o poder ideológico da salvação; o teocentrismo, aética cristã, o conformismo e o continuísmo.

A sociedade estamental a posição social era determinada pelo nascimento e o poder vinculado à posse e extensão da terra, os laços de dependência pessoalentre senhor e servos. As relações Servis de produção, os servos tinham obrigações como a Corvéia, além das talhas, banalidades, dízimo, mão-morta, capitação.

FEUDALISMO
TRANSFORMAÇÃO Decadência do feudalismo e as origens do modo de produção capitalista. Transformações básicas: da auto-suficiência para economia de mercado; a burguesia e a formação das monarquias nacionais. O fim dasinvasões, maior consumo e excedentes populacionais expulsos dos feudos; a retomada das cidades, aperfeiçoamento de técnicas agrícolas.

Movimento das Cruzadas (séc.XI - XIII), religioso e militar dos...
tracking img