Aborto anencefalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-CONCEITO DE ANENCEFALIA

A anencefalia é um distúrbio de fechamento do tubo neural diagnosticável nas primeiras semanas de gestação. Por diversas razões, o tubo neuraldo feto não se fecha,deixando o cérebro exposto.
O líquido amniótico gradativamente dissolve a massa encefálica, impedindo o desenvolvimento dos hemisférios cerebrais.2- DIREITO A VIDA DE ANECÉFALOS

A anencefalia acontece por volta do 14º dia de gestação, quando os ossos da calota craniana se formam. Quando isso não ocorre, amassa encefálica fica exposta ao líquido amniótico e se deteriora.
Contrariando o Conselho Federal de Medicina, o feto anencéfalo não deve ser considerado um natimorto cerebral. Ele tem umcomprometimento severo de um órgão muito importante, mas não podendo classificá-lo como um indivíduo que está em morte encefálica. Estudos mostram que todos eles têm respiração espontânea, mais de 50% conseguemmamar, sugar e deglutir o leite. Pacientes com morte encefálica não deglutem nem a saliva e não têm movimento ocular.
Fetos com anencefalia devem ser tratados por profissionais de saúde comopacientes de alta gravidade, e a baixa expectativa de vida não devem limitar os direitos dessas crianças. 
A médica Cinthia Macedo Specian ,destacou que, em casos de anencefalia, a comunicação como cérebro, apesar de “rudimentar e insuficiente” para manter a vida por um longo período, existe. Com um tempo de vida impossível de ser medido, fetos com a malformação, segundo ela, podem sercomparados a crianças que já nascem com graves problemas de coração e demais órgãos.
É um ser ativo que tem necessidades específicas e independentes da mãe.
Diferentemente do que alegam muitosespecialistas, a gestação de feto anencéfalo não gera riscos tão altos para a mãe, e uma gravidez de gêmeos pode ser bem mais perigosa. O problema do acúmulo de líquido amniótico, por exemplo, comum...
tracking img