Abordagem humanista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM HUMANISTA

A Abordagem Humanista considera-se as tendências em enfoques encontrados predominantemente no sujeito. Essa abordagem dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimentoque delas resultam, centrado no desenvolvimento da personalidade do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar, como pessoa integrada.Dá-se igualmente ênfase à vida psicológica e emocional do individuo e a preocupação com a orientação interna, com o autoconceito, com o desenvolvimento de uma visão autêntica de si mesmo, orientada paraa realidade individual e em grupo.



O que é ensinar e aprender?

Na Abordagem Humanista o ensino-aprendizagem é centrado na pessoa, instruindo o sujeito a dirigir a sua própria experiênciapara que dessa forma ela possa estruturar-se e agir. Este é o método não-diretivo (processo não estruturante de aprendizagem e o professor se abstém de intervir no campo cognitivo e afetivo do aluno).Segundo a análise feita por Mahoney (1973, p. 91), os conceitos básicos sobre a aprendizagem são: potencialidade para aprender, tendência à realização (desta potencialidade), capacidadeorganísmica de valoração, aprendizagem significativa, resistência à aprendizagem significativa, abertura à experiência, autoavaliação, criatividade, autoconfiança, independência.

A aprendizagem tem aqualidade de um envolvimento pessoal, o sujeito inclui-se de fato na aprendizagem. Ela é autoiniciada, é penetrante, é avaliada pelo educando.

A partir das afirmações de Rogers pode-se perceber que aúnica aprendizagem que influi significativamente sobre o comportamento é a que for autodirigida e autoapropriada.



O papel da escola

Na abordagem humanista a escola deve respeitar ascrianças e oferecer condições para que ela se desenvolva possibilitando sua autonomia.

O princípio básico consiste na ideia de não interferência com o crescimento da criança e de nenhuma...
tracking img