Sophia de mello breyner andreson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA de SOPHIA DE MELLO BREYNER



Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, no dia 6 de Novembro de 1919; no seio de uma família fidalga, de origem dinamarquesa por parte do pai.A sua educação decorreu num ambiente católico e cultural influenciando a sua personagem.



A sua infância e adolescência decorreram entre Porto, onde viveu até aos 10 anos, e Lisboa, ondeacabou por se fixar após o seu casamento.
Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de letras da UniversidaLisboa, mas não chegou a concluir o curso.

Sophia de Mello Breyner foicasada com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares com quem teve cinco filhos, que não só foram a sua fonte de motivação para escrever contos infantis.

A escritora Portuguesa foi sóciafundadora da “Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos”, tendo sempre uma intervenção politica constante opondo-se ao regime salazarista; mesmo após revolução de Abril de 1974, foi representante naAssembleia constituinte pelo partido socialista.

Presidiu ao Centro Nacional de Cultura e à Assembleia-geral da Associação Portuguesa de escritores.

Sophia de Mello Breyner é uma das melhorespoetisas contemporâneas. Também foi tradutora. As suas obras literárias encontram-se traduzidas em França, Itália, e Estados Unidas da América.

A luz, a seriedade e a magia estão sempre presentesnas obras de Sophia. A literatura infantil em Portugal ficou marcada sobretudo nas gerações mais jovens, em obras como “O Rapaz de Bronze”, “A Fada Oriana” ou “A Menina do Mar”.

Sophia colaborounas revistas Cadernos de Poesia (1940) e Árvore (1951) tendo convivido com nomes da literatura muito conhecidos como Miguel Torga, Ruy Cinatti e Jorge de Sena.


Recebeu vários prémios:1962 – Grande Prémio de Poesia da Sociedade Portuguesa de escritores;

1977 – Prémio Teixeira, de Pascoaes;

1994 – Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de escritores;...
tracking img