Metabolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os aminoácidos celulares são originados das proteínas oriundas da dieta e das proteínas presente no organismo. Os aminoácidos são usados na síntese de proteínas e de compostos nitrogenados A degradação do aminoácido não é realizado em uma única via, sua oxidação acontece por vias variadas. Entretanto, existe um padrão: ocorre inicialmente a remoção do grupo amino e depois a oxidação da cadeiacarbônica. O grupo amino da maioria dos aminoácidos é retirado como glutamato no citosol. Numa segunda etapa, os grupos amino originam aspartato e/ou amônia na mitocôndria. Na degradação do aminoácido o grupo amino é convertido em NH4+ e aspartado, que irão originar a ureia. A conversão da amônia em ureia é essencial, devido a sua toxidade para os tecidos animais, principalmente para o cérebro. Acadeia carbônica é degradada em piruvato, acetil-CoA ou intermediários do ciclo de Krebs. A fonte primaria de nitrogênio é o nitrogênio atmosférico. Para a síntese de proteína é necessário a presença dos vinte aminoácidos. Contudo, doenças hereditárias enzimáticas podem alterar o metabolismo de aminoácidos. A consequência disso é o acumulo do metabolito em todos os fluidos do corpo e a excreção naurina; afetando outras vias metabólicas.
Os alimentos, depois da digestão, vão fornecer todas as substancias indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, como carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e lipídios. As proteínas são sempre degradadas e sintetizadas. Por esta razão, há uma perda constante de Nitrogênio no organismo, componente importante dos aminoácidos e compostosnitrogenados. Portanto, para repor essa perda e manter estáveis as quantidades dos aminoácidos e componentes nitrogenados, é necessária a ingestão de proteína. A qualidade nutricional das proteínas depende da sua digestibilidade e composição. A maior parte das proteínas destina-se a compor substancias nitrogenadas. Contudo, a maior parte dos carboidratos e lipídios são oxidados para manter emfuncionamento os processos vitais constantes (metabolismo basal) e os processos vitais variáveis (a variável que mais interfere é a atividade física). A ingestão calórica deve ser de acordo com o gasto energético. Um desbalanço energético pode resultar em uma perda de peso ou ganho de peso, levando a obesidade. A obesidade, entretanto, pode ser devido a fatores genéticos. Uma quantidade mínima decarboidratos deve ser consumida para manter os níveis nutricionais adequados, pois o consumo em excesso de açucares (um tipo de carboidrato) causa prejuízos à saúde. Nem todos os polissacarídeos são utilizados como fonte energética; podem ser são componentes das fibras dietéticas. Essas fibras podem ser encontradas, principalmente, nos vegetais, produzem diversos efeitos benéficos à saúde (diminuem ocolesterol, a glicose e acelera o trânsito intestinal) e, portanto, previne a obesidade. O excesso dessas fibras, contudo, podem causar efeitos adversos, pois elas causam a diminuição da absorção de macro e micronutrientes. Os óleos e as gorduras fornecem os lipídios que, por sua vez, fornecem os ácidos graxos essenciais e são importantes transportadores de vitaminas lipossolúveis. É importante atentarpara o tipo de lipídio a ser consumido, pois a composição do lipídio ingerido influencia na composição dos lipídios plasmáticos. O alto valor da proteína de origem animal é responsável pela escassez na dieta de pessoas de países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Isso causa desnutrição, ocasionando problemas respiratórios e gastrointestinais. A desnutrição pode ser por causa de desmame cedo oupor deficiência calórica. Além dos macronutrientes, o organismo humano necessita de vitaminas e íons inorgânicos, também chamados de micronutrientes, para o bom funcionamento do metabolismo.
Para manter o metabolismo ajustado às diferentes condições fisiológicas é necessário um conjunto de processos chamados de “regulação metabólica”. São processos extremamente complexos, mas muito sensíveis...
tracking img