Modelos de familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TURMA S 11 – 2 3

OUTUBRO 2012
STC – A - UFCD 4
RELAÇÕES ECONÓMICAS
EDINALDO BARBOSA
PROF. Maria Manuela Malhoa

Índice
Introdução 3
Família, Tipos e caraterísticas 4
A minha família 5
A família como unidade de produção de consumo 5
A minha família 6
A família em sociedades e épocas distintas 7
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução
Ao desenvolver o estudo sobrerelações económicas, podemos perceber que com a existência de vários modelos de famílias, que nelas somos educados para continuar biológica e socialmente a nossa personalidade, e também a nível económico e social, para uma sociedade mais sólida e com estrutura mais familiar.
Podemos descrever fatos que ocorrem em nossa família, como a maneira de enriquecimento a nível social.
Descrevemos também afamílias em épocas distintas, podendo explicar as forças produtivas e suas capacidades de desenvolvimento através dos tempos de uma forma histórica e suas mudanças através dos tempos.

Família, Tipos e características
No dia 8 de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Família no Brasil, na realidade, independentemente do modelo ou concepção de família, é nela que somos educados para continuar,biológica e socialmente, a estrutura familiar, assim podemos considerar:
• Família casulo:  aquela que se fecha em si mesma. Ela se basta.
• Família Disneylândia:  aquela que se reúne, principalmente com o grupo familiar maior, só em situações de festas.
• Família clube:  aquela que busca nas relações familiares somente um local para relaxar. Os membros dessa família não se envolvem em nada, nãose preocupam, por exemplo, em pagar as contas da casa.
• Família moderna:  aquela onde há cooperação entre os membros. É o modelo de família que se encontra em maior número no Brasil atual.
• Família tradição: é o modelo em que a figura do pai ainda é a mais importante. O pai manda e os filhos obedecem.
• Família monoparental:  chefiada por um dos cônjuge por razão de ausência do outro.
•Família extensa:  modelo em que moram todos juntos, ligados por vínculos consanguíneos
• Família reconstituída:  modelo em que têm-se por base uma nova união. Exemplo: Pai separado com filho casa-se com uma mulher que também já tem um filho.
• Família aberta:  são famílias abertas a qualquer tipo de relacionamento. Exemplo: Pais que aprovam que a filha more com namorado em casa. Tudo depende do tipode relacionamento existente entre os membros.
• Família invisível:  aquela que fala que é mas não é. É o modelo de família de fachada. Nesse exemplo, não há relacionamento entre eles.
• Família nuclear:  É o modelo padrão, formado por pai, mãe e filhos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse é o modelo hegemónico da sociedade brasileira.
• Família fragmentada: Nesse modelo, o genitor mora com avó ou avô da criança, integrando numa mesma casa três gerações.
• Família parceira:  tipo de família formada por vínculos afetivos em função de um empreendimento. Nesse modelo, não há vínculo consanguíneo.

A minha família
Em se tratando de minha família, considero que esta se qualifica como família monoparental, dado que minha esposa migrou para a Suíça, ficandoeu responsável pelo bem-estar e educação dos filhos.
Somos de nacionalidade brasileira, mas devido ao nosso tempo em Portugal, já conseguimos a nacionalidade portuguesa, pelo que, em Portugal, nos consideramos portugueses.
Minha esposa ao migrar para a Suiça, passou por algumas dificuldades a nível da comunicação, devido à língua, mas com relação ao clima não teve muitos problemas, pois pelofato de já morar em Portugal ha 10 anos, já nos habituamos com o clima frio.
Nós nos comunicamos praticamente todos os dias pela internet, utilizando o MSN. FACEBOOK e também o SKYP.
A cada 2 ou 3 meses, ela vem a Portugal e nos encontramos em família para confraternizar e matar as saudades.
As nossas contas em relação as despesas da casa e a educação das filhas fica por conta de nós os...
tracking img