Contos Exemplares Sophia De Mello Breyner Andreson

2079 palavras 9 páginas
“Contos Exemplares”

“O Jantar Do Bispo”
Este conto é dividido em três partes. A primeira começa com o Dono da Casa a pensar numa forma de pedir ao bispo para transferir o padre de Varzim, pois não gostava do padre devido a este ajudar os pobres e por falar em caridade nas suas homilias.
Por isso, decidiu organizar um jantar, na medida em que o Bispo aceitasse a transferência do padre. O Bispo apenas aceitou o convite com a finalidade de pedir ao Dono da Casa dinheiro, para que pudesse arranjar o teto da igreja, uma vez que este estava degradado. No meio do jantar, aparece o Homem Importantíssimo, que para o João, filho do Dono da Casa, é o diabo pois repara na sombra do homem que ia do chão ao teto. É, através deste Homem que o Bispo e o Dono da Casa chegam a um acordo, o Bispo concorda em mudar o padre de Varzim e o Dono da Casa dá o dinheiro para o arranjo do teto da igreja.
Na segunda parte deste conto, aparece um pobre que pede para falar com o dono da casa, mas ninguém lhe liga, exceto o João que perguntou se este queria ver o seu pai. No entanto, o pobre vai-se embora sem falar com o Dono da Casa e sem ter provado a comida que as criadas lhe ofereceram.
Na terceira parte, o Bispo ao ir para casa encontra o Pobre no caminho e quando vai ver de quem se trata para lhe oferecer boleia, o vulto desaparece. De repente, o Bispo apercebeu-se que tinha trocado um homem bom, como o Padre de Varzim pelo teto da igreja. Decide então, voltar para casa do Dono da Casa e devolver o cheque que este e o Homem Importantíssimo lhe deram, mas quando o mandaram chamar apercebeu-se que tanto o homem como o cheque tinham desaparecido.
Neste conto conseguimos perceber que não podemos tomar decisões precipitadas, temos antes que as ponderar, pensar nas consequências que poderão suceder. O padre foi o grande prejudicado, era um homem que praticava o bem e injustamente foi afastado.

“A Viagem”
Este conto narra uma viagem de um homem e de uma mulher que, quando chegam a uma

Relacionados

  • Coisa
    1824 palavras | 8 páginas