Abertura de cooperativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE DE ROTEIRO PARA CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO

INTRODUÇÃO

1 A constituição de uma cooperativa não difere muito da constituição de uma empresa, ou seja, parte de idéias e princípios que devem ser ordenados de forma lógica e racional.
2 O processo deve se cercar de cuidados ao longo de toda a sua evolução, com vistas a minimizar quaisquer imprevistos ou incertezas.
3 Oconceito filosófico e doutrinário de uma cooperativa de crédito não difere do universalmente conhecido e aplicado para as demais cooperativas, tendo, porém, seus objetivos específicos.
1ª FASE - INICIAÇÃO
PRIMEIRO PASSO – IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO E PARCERIAS
1 Identificar grupo de pessoas, com objetivos econômicos em comum, que irão compor a sociedade, certificando-se o interesse, a motivação,a pré-disposição dessas pessoas para o negócio, além, é claro, da condição em garantir o apoio financeiro.
2 Não basta somente vontade política, é preciso existir uma real demanda, por parte das pessoas, pelo crédito e demais serviços que poderão ser prestados pela cooperativa, além de condições organizativas e econômicas da comunidade ou município que irá atender.
3 Contatar preliminarmente acooperativa central de crédito (Sicoob Central DF) e a OCDF – Organização das Cooperativas do Distrito Federal.
4 Articular e mobilizar os órgãos públicos, entidades de classe, organismos não governamentais, comunidades locais e até mesmo regionais, na busca de apoio e parcerias, tornando-os agentes facilitadores para o desenvolvimento do cooperativismo.
2ª FASE – MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃOSEGUNDO PASSO – AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO / SENSIBILIZAÇÃO
1 A cooperativa de crédito deve estabelecer a área de atuação e as condições estatutárias de admissão de associados, segundo a legislação em vigor.
2 Promover reuniões/palestras de mobilização e sensibilização entre agentes facilitadores e o grupo de pessoas interessadas na constituição da cooperativa, fazendo uma ampla abordagem sobre ocooperativismo de crédito, sua doutrina, princípios,
legislação, autogestão, objetivos, riscos, produtos e serviços, contemplando, ainda, os benefícios que poderão proporcionar à todos os associados.
3 Deverão ser realizadas tantas reuniões quantas necessárias para nivelar e consolidar os conceitos e condições mínimas necessárias para a viabilidade da cooperativa.
TERCEIRO PASSO – CONSTITUIÇÃO DECOMISSÃO LOCAL
1 Constitui-se uma comissão local, formada por futuros associados, para conduzir os trabalhos, nomeando-se um coordenador que atuará juntamente com os agentes facilitadores nas várias frentes demandadas ao longo de toda a fase constitutiva da cooperativa.
2 Essa comissão é que tomará a iniciativa de criar a cooperativa. Para tanto, promoverá a disseminação da idéia, reunindo onúmero mínimo de pessoas para alcançar o propósito.
3ª FASE – ESTUDOS TÉCNICOS
QUARTO PASSO – APRESENTAÇÃO, AO BACEN, DO PROJETO DE CONSTITUIÇÃO DA NOVA COOPERATIVA
1 Uma das primeiras providencias que se deve tomar, uma vez decidida a criação da cooperativa, é a elaboração do seu Projeto de Constituição (Plano de Negócio e do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira), que deverá ser apresentado aoBanco Central do Brasil, conforme exigência da legislação em vigor.
2 É fundamental a elaboração do Plano e do Estudo, como forma de sistematizar as idéias e planejá-las mais eficientemente, pois reúnem informações detalhadas sobre as características e necessidades do empreendimento, com o objetivo de analisar sua viabilidade e potencial e, adicionalmente, servir de guia para a implementação donegócio.
3 Considerando-se que o Estatuto Social trata apenas das questões mais gerais e legais, é recomendável que a cooperativa de crédito tenha um Regimento Interno para disciplinar o seu funcionamento, questões do dia-a-dia, que a comissão local deverá, nesta oportunidade, apresentar uma primeira minuta ao Banco Central juntamente com o Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade.
4 A...
tracking img