Aaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Vitoriana de Ciência Contábeis
ESTUDOS DISCIPLINARES 2012/1

Questão 1. Analise a charge (texto 1), a reportagem (texto 2) e as afirmativas a seguir.
Texto 1
[pic]
Disponível em . Acesso em 21 out. 2011.

Texto 2
Espetáculo do crescimento
O Banco Central diz que a economia brasileira cresce 10% no primeiro trimestre, um autêntico desempenho chinês. Mas há controvérsias
Entrejaneiro e março, em relação ao mesmo período de 2009, o País teria crescido 10% – mais precisamente, 9,85%.
Se os dados forem confirmados pelo IBGE no início de junho, trata-se da maior expansão em mais de três décadas. “Não é um espasmo. O Brasil recuperou o dinamismo de antes da crise. Isso é raro e surpreendente”, disse o diretor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial(Iedi), Júlio Gomes de Almeida.
O resultado é surpreendente não apenas por ser um fato raro, mas também por outras duas razões. Primeiro, porque as estimativas mais otimistas andavam próximas a 8%, e errar dois pontos percentuais para mais ou para menos representa algo como R$ 60 bilhões.
Segundo, porque os maiores mercados do planeta, exceto a China, ainda convivem com o fantasma da crise. Os EUA, nomelhor dos cenários, avançam a um ritmo de 3%, enquanto a Europa patinou em 0,2% no primeiro trimestre. 
Disponível em . Acesso em 10 fev. 2012.

I. A charge pretende alertar para o fato de que, assim como a China, o Brasil pode enfrentar problemas gerados pela superpopulação.
II. De acordo com a reportagem, o crescimento econômico brasileiro, de 9,85%, representa um aumento de R$ 60bilhões no mercado interno.
III. A charge atribui outro sentido à expressão “espetáculo do crescimento”, normalmente usada para se referir aos índices econômicos.
Está correto o que se afirma somente em
|a) I. |b) I e III. |c) II e III. |d) III. |e) I e II. |

Questão 2. Analise o conteúdo dafigura abaixo, que faz uma paródia do hino nacional.
[pic]
Disponível em .
Acesso em 23 set. 2011.

Assinale a alternativa correta.
a) O autor, ao substituir palavras do hino nacional por logotipos de empresas privadas, evidencia o poder do capital no Brasil.
b) O autor pretende mostrar como o crescimento econômico torna o país autônomo e independente.
c) Apesar do tom irônico, o conteúdo dafigura enaltece o espírito nacionalista brasileiro.
d) A relação entre o texto e a letra do hino nacional é tênue e resulta em uma crítica destituída de significado.
e) Ao fazer apologia à soberania brasileira, o autor erra ao incluir, no texto, nomes de empresas multinacionais.

Questão 3. Leia o texto a seguir.
A ampliação do debate sobre as mudanças climáticas e o papel de empresas,governos e sociedade para tentar minimizar o problema colocou em destaque a perspectiva de desenvolvimento sustentável. O tema acabou abraçado pelo mercado, que começa a se movimentar para atender às necessidades e desejos ‘verdes’ de seus clientes.
(...) A pesquisa Green Brands Global Survey de 2011 mostra que os consumidores da França e da Alemanha, entre outros países, estão dispostos a gastar maisem produtos não prejudiciais ao meio ambiente. No Brasil, por exemplo, esta também é a opção de 77% dos entrevistados; 74% dizem acreditar que ser ambientalmente consciente é um atributo importante de uma marca.
A mesma lógica começa a ser adotada nas construções habitacionais e comerciais que, segundo o PNUMA, órgão das Nações Unidas para o Meio Ambiente, respondem por mais de 40% do uso deenergia e 30% das emissões de gases de efeito estufa no mundo.
Disponível em . Acesso em 09 nov. 2011 (com adaptações).

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas.
I. O setor de construções habitacionais e comerciais foi, aparentemente, um dos últimos a aderir aos programas de sustentabilidade ambiental.
II. Parcelas significativas do mercado têm demonstrado interesse na...
tracking img