7 Ps de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Pessoal | Dicas
Contato
7 P’s
Os 7 P’s são as iniciais do composto de marketing que norteiam o planejamento estratégico de qualquer empresa ou negócio: Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Evidências Físicas e Processos.

Geralmente, para produtos são utilizados normalmente apenas 4 P’s, produto, preço, promoção e praça, visto que os outros não se enquadram na categoria emquestão.

PRODUTO

Produto é um bem material (tangível) ou imaterial (intangível) oferecido a um mercado, visando à satisfação de um desejo ou necessidade por parte dos clientes.

Os produtos tangíveis podem ser divididos em dois grupos: bens duráveis e não duráveis. Enquanto os produtos intangíveis são classificados como serviços, pessoas (atletas, políticos etc.) locais (cidades turísticas),organizações (Unicef, igrejas) ou ideias, os tangíveis são aqueles palpáveis, que conseguimos ver, tocar e testar.

Todos os produtos, tangíveis ou intangíveis, oferecidos pela empresa devem ser listados, sendo mencionadas todas as características referentes a cada elemento dos 4 Ps.

É importante a descrição de detalhes táticos referentes ao produto. Os principais elementos a seremconsiderados são:
• Histórico do produto – no caso de um produto já existente, deve-se fazer um breve histórico dele. Quando se tratar de um produto novo, devem-se explicar as razões de sua criação e de seu desenvolvimento.
• Ciclo de vida e estratégia de marketing – em que fase do ciclo de vida está o produto (introdução, crescimento, maturidade ou declínio) e quais são as estratégias de marketingaplicadas ao produto considerando o seu atual estágio do ciclo de vida.
• Benefícios – produto básico; produto real; produto ampliado; o que leva o consumidor a comprar o produto; quais as necessidades e desejos do consumidor que o produto irá satisfazer.
• Marca – devem-se apresentar as marcas escolhidas para o produto, observando se essas marcas são individuais ou marcas guarda-chuva.
• Qualidade –análise do nível de qualidade do produto oferecido (desempenho operacional em relação à concorrência)
• Serviços associados ao produto – garantias, treinamento dos vendedores.

PREÇO

O P de preço é um elemento muito complexo e extremamente sensível: afeta diretamente a receita e o lucro. Este elemento do mix de marketing inclui muitas variáveis, que vão desde os custos do produto até opreço para o consumidor, passando por descontos e valores de venda para os canais.

É necessário estabelecer o objetivo definido para a determinação do nível de preço escolhido (baixo, médio, alto, luxo) para os produtos, além de visualizar o preço da concorrência e avaliar se estão compatíveis com o mercado. É importante ainda fazer análise das condições de pagamento aplicadas, mais uma vezutilizando a concorrência para comparação e análise de viabilidade.

PRAÇA

É um conjunto de elementos que visa tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele o desejar. Isso inclui elementos como os canais de distribuição, logística de mercado e algumas variáveis que integram esses elementos.
• Canais de distribuição – intermediários; pontos para comercialização dos produtos.
•Relacionamento com os canais – estratégia pull e/ou estratégia push; orçamento (incluso no P de promoção ou não?).
• Logística de mercado – coordenação das atividades de fornecedores, compradores, fabricantes, profissionais de marketing, participantes de canal e consumidores (devem-se pensar nos estoques, transporte e armazenagem).

PROMOÇÃO

A atitude de comunicar pode ser entendida como umconjunto de esforços para tornar o produto ou serviço que se quer vender percebido pelo cliente. Além disso, é através da comunicação que a empresa é capaz de transmitir o posicionamento desejado.

A comunicação não se limita a simplesmente informar o mercado acerca de um produto/serviço; o que se pretende é desenvolver uma comunicação a fim de levar o consumidor à realmente adquirir o produto,...
tracking img