Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polimeros

Polímeros são composto de elevado peso molecular formados pela união de um grande número de moléculas, denominadas monômeros. Os monômeros podem ser todos iguais ou substâncias diferentes. Por exemplo: o polietileno (canos plásticos, garrafas pet, cortinas e etc.) é um polímero formado pela união de moléculas de etileno (monômero, enquanto o náilon (fibras, cordas e etc.) é umpolímero formado pela união de várias moléculas de hexametilenodiamina com ácido adípico.

Ex:
n CH2 = CH2 ( - CH2 – CH2 - )n
etileno polietileno

Resinas

Uma resina poliuretana é obtida pela reação de um diisocianato com um poliol. Sendo os compostos contendo grupos isocianatos altamente reativos, é feita uma reação de pré-polimerização com poliol, aumentando sua massa molecular, formandoentão pré-polímeros e deixando uma porcentagem de isocianato livre para a reação final. Embora possam ser utilizadas classes distintas de isocianatos para as reações.

* Uréia formaldeído.

A resina uréia-formaldeído foi sintetizada pela primeira vez em 1929 e pertence ao grupo dos polímeros termorrígidos.
A reação da uréia com o formaldeído, em presença de ácido, leva à formação de umpolímero conhecido como resina uréia-formaldeído
Na realização desta pratica utilizamos os seguintes materiais e reagentes:
* Pipeta graduada
* Copos descartáveis de café
* Palitos de sorvete
* Ácido clorídrico conc. (1,5 ml)
* Uréia (5g)
* Formaldeído (15 ml)

A experiência é feita basicamente pela etapa de adição entre a uréia e formol para a obtenção de uma resina de baixamassa molar. O comportamento da interação uréia-formol é determinado pelos grupos funcionais. A uréia reage como uma amina e o formol reage como um glicol. Durante a formação dos produtos de reação inicial ocorre a liberação de água.
Ao adicionar a uréia e formol em um copo de plástico, a reação se torna altamente endotérmica (a reação é extremamente lenta). Quando adiciona o ácido clorídrico(Hcl), que é um ácido forte, no copo, a reação se torna altamente exotérmica, agindo o ácido como catalisador, acelerando a reação. Resulta de imediato em uma massa branca pastosa, de alta viscosidade, que após determinado tempo endurece, sendo este produto, o polímero da resina uréia-formol (policondensação).

A resina uréia-formol é o adesivo mais utilizado nafabricação de painéis de madeira aglomerada e de painéis de fibras de media densidade. A maior aplicabilidade deste tipo de resina na fabricação de painéis destacam-se:
- Seu baixo custo das matérias-primas: uréia e formol;
- Pouco desenvolvimento de cor, em relação a outras resinas;
- Resistência à chama, devido à presença de nitrogênio no composto;
Questões
1-Represente as reações ocorridas?
2-O quese pode observar sobre a elasticidade da resina formada?
R: São muito rígidos e quebradiços, porem podem ser moldados durante a síntese, por possuírem ligações cruzadas, e depois de aquecidos não amolecem mais, também são leves e possuem uma resistência mecânica muito boa .

3-Qual a principal aplicação deste tipo de resina?
R: A maior utilização desta resina é na fabricação de painéis, porempode ser utilizado na fabricação de utensílios domésticos, em moldes para a indústria metalúrgica, no revestimento de moveis etc.
* Anilina formaldeído.

A Resina anilina formaldeído foi sintetizada pela primeira vez em 1926.
A reação de produção do diisocianato de metileno inicia-se com a interação entre a anilina e o formaldeído.

Na realização desta pratica utilizamos os seguintesmateriais e reagentes:
* Pipeta graduada
* Copos descartáveis de café
* Palitos de sorvete
* Ácido clorídrico conc.(1,5 ml)
* Anilina (1 ml )
* Formaldeído (2 ml )
Durante a mistura do formal obteve a evaporação do mesmo.
O acido clorídrico (HCL) atua como um catalisador na reação.

Questões

1-Represente as reações ocorridas?

2-O que se pode observar sobre a...
tracking img