5'S (cinco esses)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S. A Aplicação do programa na empresa PROTESUL, enfatiza a manutenção da ordem do ambiente de trabalho, favorece a eficiência, melhora ascondições de trabalho e elimina desperdícios, consequentemente permite maior segurança, qualidade e produtividade para a empresa.






Palavras - chave: Autodisciplina Qualidade;Produtividade.

















1 INTRODUÇÃO


O Programa 5’S ou apenas 5’S é uma das ferramentas do Total Quality Control (TQC), surgiu por volta de 1950, logo após a2ª Guerra Mundial, pela necessidade de combater a desorganização e a sujeira das fábricas no Japão.

Segundo Campos (1999), um Programa 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento, para toda a sua vida. O Programa 5S não é somente um evento de limpeza, mas uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.

OPrograma tem este nome porque é derivado de cinco palavras Japonesas: Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu, Shitsuke. Nossa proposta é o aprofundamento do conhecimento desse assunto, a partir da teoria, com as principais definições e propósitos de cada “S”, aplicados na prática dentro de uma organização empresarial.

Portanto, a partir desse Projeto, buscaremos identificar os benefícios trazidospara a organização e diagnosticar melhorias de produtividade, qualidade, segurança e desempenho através da utilização do Programa 5’S.

2 JUSTIFICATIVA


O grupo elegeu a empresa PROTESUL Extintores para realização deste trabalho acadêmico, por se tratar de uma empresa prestadora de serviço na área de proteção contra incêndios, realizando comércio, recarga e reteste deextintores e também Projetos de Prevenção de Incêndio. Até o momento a organização não havia iniciado nenhuma atividade com relação a o processo de 5’S. Mostrando assim um grande potencial de aprendizado para o grupo e a organização.

Atualmente para se manter no mercado concorrencial e evolutivo de forma competitiva, uma empresa precisa estar em constante inovação, sempre evoluindo eobtendo qualidade total do serviço prestado ao cliente.

Dessa forma, justifica-se o trabalho, afinal toda empresa precisa estar constantemente atualizada às modernas técnicas administrativas e, entre elas, a adoção de práticas como o programa 5’s, que apesar de ter sido criado a mais de 60 anos continua sendo utilizado nos dias atuais devido sua comprovada eficácia.

3OBJETIVO


O programa 5S consegue melhorar o meio em que vivemos e trabalhamos, através de processos otimizados e racionalizados, com tempo mais otimizado possível, seqüência operacional definida, número de pessoas adequadas ao processo, estrutura de layout em seqüência lógica, sempre visando à produtividade e o bem-estar do ser humano. Com os objetivo de:

- Sensibilizar econscientizar o corpo gerencial e funcional, da adoção desta teoria na organização.

- Minimizar as despesas e melhorar o aproveitamento dos materiais.

- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

- Reduzir acidentes de trabalho.

- Trazer melhoria para o ambiente, logo a satisfação do corpo funcional com o trabalho.

-Propiciar a melhoria da produtividade reduzindo o tempo de procura por objetos, deixando no ambiente apenas os objetos necessários e ao alcance das mãos.

- Conhecer o principal propósito teórico; melhoria da eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do...
tracking img