Lutero (luther)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Flávia Rejane Barbosa Mendonça


LUTERO (LUTHER)
Direção: Eric Till
Luther. Alemanha, 2003;
Estilo: Drama
Tempo: 112 min;
Roteiro: Camille Thomasson, Bart Gavigan.
Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Jonathan Firth, Peter Ustinov, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamin Sadler; Estúdio: NFP teleart / Eikon Film / Thrivent Financial for Lutherans; Distribuição: UIP /Pandora Filmes. Como o filme foi produzido por uma instituição eclesiástica pode vir a apresentar certa abordagem tendenciosa, deve ser analisado atenciosamente.
2 Breve síntese do filme.
Pontos principais retratados:
1. A venda de indulgências: O filme aborda a reação de Martim Lutero para com a prática comum exercida pelos praticantes do catolicismo regente. A venda de indulgências. Esterevolta-se com a situação da população que é induzida a se submeter a tais práticas tendo-as como verdades absolutas. Este passa a questionar e toma como base de auxílio a própria bíblia, que era restrita aos integrantes do clero.
2. Reforma: A abordagem do filme para tal movimento não descarta a importância de Martinho Lutero, seu comportamento e aversão a certas atitudes praticadas pela igrejacatólica o que acabou corroborando ao Movimento da Reforma Luterana.
3. Tradução do Novo testamento da bíblia para o alemão: A igreja argumentava que a bíblia era complexa demais, sendo que até mesmo os religiosos encontravam dificuldade em interpretá-la, e dessa forma a população não teria condições de compreender o que as escrituras sagradas tinham a intenção de transmitir.
4. Santa inquisição:Outro ponto bastante importante retratado no filme é a da prática da inquisição, esta detinha o poder de decidir e julgar se as práticas consideradas adversas aos dogmas impostos pela igreja. “Julgava” e condenava.
5. Segregação Social: A indignação é retratada pelo filme quando Lutero se depara com pessoas maltrapilhas, aparentemente com fome, trabalhadores sendo induzidos
na compra de indulgênciaspara manter os luxos e requintes da igreja. É importante a ressalva de que nesse período quem detinha o poder e a riqueza eram os reis e os integrantes da igreja, as demais classes eram obrigadas a mantê-los.
6. Corrupção do papado: Em uma das cenas Lutero se depara com um membro do papado tendo um diálogo com uma prostituta. A cena acaba não tendo muito enfoque, porém externa a corrupçãoclerical e a hipocrisia religiosa. É válido ressaltar que nesse período muitos papas praticaram atos contra as próprias escrituras, tendo até mesmo filhos.
3 Crítica de outros autores sobre a obra.
A Reforma Protestante veio questionar e aprofundar a crise moral pela qual passava a Igreja Católica e também surgiu como expressão do Absolutismo, este via no centralismo romano um entrave ao processo dolucro e do pleno desenvolvimento das idéias renascentistas. Crise moral da Igreja Católica, acúmulo de grandes propriedades, lucros com as vendas de títulos e indulgências, em suma: "vida desregrada, opulência, luxo, venda de relíquias sagradas, (lascas da cruz de Cristo às toneladas, dezenas de tíbias do jumento de São José, etc."). Em 1517, Lutero revoltado, fixa as 95 teses na porta de suaIgreja. Em 1520, o Papa Leão X condenou Lutero, este em resposta queima a bula papal em plena praça pública, sendo então, excomungado. Nega-se a retratar, é então considerado herege e só não foi queimado vivo por contar com o apoio de nobres e príncipes da Saxônia. (Claudio Vicentino em seu livro de História Geral) Segundo João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP o movimento deReforma se tornou de fato possível pela nova organização da sociedade, ou seja, o ambiente estava mais propício e receptivo as novas mudanças. O povo também não estava satisfeito com o sistema em vigor e já havia reflexo de possíveis revoltas, principalmente pelo fato de existir um contraste muito grande entre a vida dos servos da igreja e dos camponeses. O povo estava exaurido pelas altas cargas...
tracking img