4567

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Ponta Grossa, PR, Brasil, 28 a 30 de novembro de 2012

Planejamento e controle de marketing imobiliário: um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil de Londrina (PR)
Fabiana Regina Simões (Universidade Estadual de Londrina) fabi_simoes16@hotmail.com Mario Nei Pacagnan (Universidade Estadual de Londrina) marionei@uel.br RicardoLebbos Favoreto (Universidade Nove de Julho) ricardo.lfavoreto@gmail.com

Resumo
Analisar como tem sido gerenciado o processo de planejamento e controle de marketing em processos de lançamentos imobiliários é o objetivo principal deste artigo. O estudo foi realizado em uma construtora de médio porte, sediada em Londrina, atuante na região norte do Paraná. O referencial teórico é constituído porconstrutos conceituais relacionados a planejamento e controle das práticas gerenciais, especialmente as relacionadas à função de marketing. Discute-se sobre a incorporação de processos de controle e gestão do marketing em processos de lançamentos imobiliários. Trata-se de estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de três abordagens: entrevista em profundidade com dirigentes daempresa; análise de documentos – especialmente ações para campanhas de lançamentos de produtos imobiliários; e observação direta. Para a composição final da análise, os dados foram entrelaçados, agrupados e analisados, aplicando-se a técnica da “triangulação”. Como resultado, detectou-se que a empresa pratica o planejamento e controle de marketing de modo informal, bastante peculiar. Os dados apontampara possíveis formas sistemáticas de apromoramento, na busca por melhores resultados das atividades de marketing. Palavras-chave: marketing imobiliário, planejamento e controle de atividades de marketing, mercado imobiliário.

Planning and control of real estate marketing: a case study of a company of the field of construction in Londrina (PR)
Abstract
Analyzing how a building company’splanning process and control of marketing activities has been managed, regarding the launch of real estate products in Londrina (PR), is the main factor studied for the development of this work. For this, covers issues related to the problem of research, highlighting marketing activities – such as segmentation and positioning, marketing mix, marketing research, marketing planning and control - in orderto form a theoretical content to base this research. In this sense, it shows that the real estate marketing goes far beyond the creation of campaigns for the sale of enterprises, not limiting only to "disclosure". The research reveals that the construction practices real estate marketing contemplating some of the issues addressed in the theoretical and goes in pursuit of excellence in theirmarketing processes. Key-words: real estate marketing, planning and control marketing activities, real estate industry.

1. Introdução No final da década de 80 o marketing era baseado nos princípios de marketing para a massa e as organizações preocupavam-se basicamente em aumentar sua força de vendas e a administrar o composto de marketing (produto, preço, promoção, ponto de distribuição). No entanto,o cenário organizacional foi se alterando com o passar dos anos e com a modernidade as organizações começaram a enfrentar um ambiente organizacional altamente competitivo e imensamente complexo, surgindo novas preocupações e a necessidade de diferentes formas de comercialização.

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Ponta Grossa, PR, Brasil, 28 a 30 de novembro de 2012 Os avançostecnológicos permitiram encurtar o espaço e a otimizar as vendas. Novos produtos são lançados a todo o momento, disponíveis ao mundo todo por meio de novas formas de distribuição. A venda pela internet passa a facilitar a compra do consumidor, que tem a possibilidade de pesquisar os melhores preços e a receber o produto em casa, assim como adquire o poder de realizar transações bancárias ou de...
tracking img