Taenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTA DO EXERCÍCIO
TAENIA
1) Tênia ou solitária é o nome comum dado aos vermes platelmintos das ordens Pseudophilidae e Ciclophylidae, que pertencem à classe Cestoda, que inclui vermes parasitas de diversos animais vertebrados, inclusive o homem.

2) A teníase é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitos hermafroditas da classe dos cestódeos da famíliaTaenidae, conhecidos como Taenia solium e Taenia saginata.

3) A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium: platelminto que tem como hospedeiros intermediários os suínos. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos.4) Escólex: A cabeça ou escoléx das tênias é caracterizado por uma pequena expansão de tamanho aproximado de 1 mm na T. solium e 1 a 2 mm de diâmetro na T. saginata. A função desta região anatômica é a fixação do parasito na mucosa intestinal. Em número total de 4 ventosas em cada escoléx em ambas as espécies, seu formato é diferente em cada uma: a T. solium possui um rostelo situado entre asventosas e este possui diversos acúleos; a T. saginata não possui rostrelo e sua escoléx é quadrada.Colo: Esta região é a parte mais fina do cestódeo. É caracterizada pela intensa formação celular, onde crescem as novas proglotes.

5) A taenia Solium é provida de Ganchos ou ventosas na região do Escolex (o que seria a cabeça), a Saginata não possue Tais Ganchos ou Ventosas.
A Saginata é Maior que aSolium ( 10m a 12m), já a Solium possue em média de (2m a 9m).

6) O diagnóstico da teníase intestinal é feito pela observação dos ovos ou proglótes nas amostras fecais, observadas ao microscópio óptico. Um único exame cropoparasitológico não exclui a teníase e deverá ser repetido utilizando-se técnicas de concentração de ovos como a de Ritchie ou de Albicrotchi que apresenta 90% de eficiênciana visualização de ovos e confirmação da teníase. Os testes de hemaglutinação e imunofluorescência indireta auxiliam no diagnóstico da teníase quando os métodos parasitológicos mostram-se insuficientes. O diagnóstico da cisticercose é por imagiologia (TAC) com confirmação pela análise de biópsia de tecidos afectados. A distinção entre as duas espécies quase nunca é necessária mas pode ser feitapela técnica de reconhecimento de ADN, a PCR.

7) A teníase ocorre devido à ingestão de carne suína ou bovina, que não teve os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozimento, contaminada com o cisticerco (canjiquinha), dependendo da espécie.

8) Os portadores de teníase eliminam ovos através das fezes no ambiente, assim, por acidente, os humanos podem ingerir estes ovos e adquirira parasitose. Além desta forma, os humanos podem adquirir a cisticercose através dos mecanismos abaixo: Auto-infecção externaA contaminação é dada pela ingestão dos ovos do próprio portador de Taenia solium, em condições de falta de higiene e nos casos de coprofagia em crianças e indivíduos com doenças mentais.
Auto-infecção interna
Pode ocorrer quando o portador de tênia vomita, nos movimentosretroperistálticos do intestino. Assim os ovos podem atingir o estômago e iniciar o ciclo de cisticercose.[4]
Heteroinfecção
Outro indivíduo pode contaminar a água e os alimentos com ovos de tênia. Desta forma o homem ao ingerir estes itens poderá contaminar-se
9) Os primeiros escritos dos judeus, 300 anos antes de Cristo, proibiam, sob pena de prisão, a ingestão de carne de porco. Isto porqueAristothenes havia descrito a cisticercose nos suínos. É dessa época portanto, que remontam os conceitos errados de que o porco transmita esta doença ao homem. Moisés e Maomé contribuíram para a formação desse conceito, ao proibir o consumo de carne de porco na dieta humana, para evitar as parasitóses tão comuns já naquela época.

10) A Taenia solium pode ter de 800 a 1000 anéis com tamanho...
tracking img