217263490167

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO TEXTO: A EMERGÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA COMO CIÊNCIA

De acordo com Nádia Bossa, “o reconhecimento do caráter
interdisciplinar significa admitir a sua especificidade,uma
vez que aPsicopedagogia, na busca de conhecimentos
de outros campos, cria o seu próprio objeto, condição
essencial da interdisciplinariedade”.(1994, pp.5-6).



No texto Bossa mostra a visão de vários autoresque tratam a psicopedagogia, enfatizam seu caráter interdisciplinar. Reconhecer tal caráter significa admitir a sua especificidade enquanto área de estudos. Considera suas implicações na prática,portanto, a Psicopedagogia não pode ser pensada como uma aplicação da Psicologia à pedagogia, para encontra sua definição, Bossa sugere pensar nos objetos de estudo da psicopedagogia, pois conhecer osfundamentos da Psicopedagogia implica em refletir sobre suas origens teóricas, ou seja, revisar velhos impasses conceituais subjazentes à ação e à atuação da Pedagogia e da Psicologia no aprender dofenômeno educativo.
Bossa fala no movimento da psicopedagogia no Brasil que se remeteu ao seu histórico na Argentina e difere-se em alguns pontos, sobretudo no que se concerne a prática, como também, quea psicopedagogia clínica procura compreender de forma global e integra os processos cognitivos, emocionais, culturais, orgânicos e pedagógicos. Já a psicopedagogia institucional trabalha na construçãodo conhecimento do sujeito, que, é, a instituição com sua filosofia, valores e ideologia.
Finalizando o texto, Nadia Bossa, fala da aprendizagem humana e sua complexidade, as quais exigeminvestigação. Considera que a ação psicopedagógica se estruturou da integração do conhecimento de psicologia, psicanálise, Pedagogia, Biologia, Filosofia, Linguística, Antropologia e Neurologia. Para a autoraconstruíram ao longo desses anos novas aproximações do objeto de estudo e, quando se trata de teoria, a soma das partes não compõe o todo. Considera que no avanço da produção científica o sujeito da...
tracking img