2. Considere os aspectos positivos e negativos da variação somaclonal induzida in vitro para o melhoramento vegetal.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As mudanças fenotípicas e genotípicas em regenerantes de variação somaclonal podem ter efeitos positivos ou negativos para o melhoramento vegetal, dependendo do objetivo final do melhorista. Porexemplo: plantas autógamas ou apomíticas possuem grande uniformidade genética. A base para o melhoramento de plantas é a presença de variabilidade genética. Dessa forma, a indução de variação somaclonalnuma cultura homogênea seria positiva para o melhoramento. Mesmo em plantas alógamas como o milho, em virtude da crescente busca por genótipos superiores, está ocorrendo um estreitamento da basegenética. Então, embora o cultivar tenha características adequadas ao consumidor, há a possibilidade de que essa cultura possa se extinguir em decorrência de variáveis como pragas, secas, enchentes,estresses...., pois não haverá indivíduos resistentes devido a baixa variabilidade genética. Assim, nesse caso a indução da variação somaclonal também resultaria em ganhos para o melhoramento genético.
Paraa geração de variação somaclonal podem ocorrer mudanças no número de cromossomo e mais importante, rearranjos cromossômicos. Tais rearranjos poderiam causar a perda de material genético queresultaria em variantes fenotípicas. Além de afetar o gene em que a quebra cromossômica ocorre, afeta genes vizinhos. Podem ocorrer mudanças do efeito fenotípico de um ou mais genes como resultado de mudançasem sua posição com respeito a outros genes. Um rearranjo pode deletar um alelo dominante permitindo que o alelo recessivo se expresse, afetando com isso, o fenótipo. Pode-se também ser deletado umgene essencial a sobrevivência do organismo. Trocas genéticas indesejáveis como aneuploidias e poliploidias são outros aspectos negativos da variação somaclonal.
Amplificação de seqüências de DNA éoutra fonte de variação. Tais amplificações poderiam levar a um aumento na síntese de produtos gênicos específicos ou perturbações na atividade gênica. Elementos transponíveis poderia ser outro...
tracking img