Psicologia

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 15 de julho de 2012
Educação: Pedagogia ou Psicologia?

Para que se possa ter uma boa qualidade de ensino, na qual o aluno consiga aprender e assim desenvolver as atividades propostas, a psicologia tem uma grandeimportância, pois é através dela que conseguimos analisar como esta o desenvolvimento do aluno, qual é sua capacidade para a aprendizagem, para o convívio em sociedade e como indivíduo.
A educação temuma grande contribuição da psicologia para todos os seus âmbitos, pois temos de usar as propostas pedagógicas e as atividades de aprendizagem para ver qual a potencialidade no desenvolvimento pessoal doaluno, e neste a psicologia nos propõe procedimentos e técnicas de avaliação que são suscetíveis para detectarmos qual a dificuldade que o aluno encontra quando as realiza.
Na psicologia temos aaprendizagem significativa que se formos estudar ela profundamente iremos encontrar muitos antecedentes para o sistema educacional. Vejamos que muitos pensadores começando por Rousseau, Ferrière e outrosque partem do mesmo princípio de auto-estruturação, ou seja, que o indivíduo é na realidade o último responsável pela sua aprendizagem, este é o qual a aprendizagem se centraliza na criança, opróximo é a aprendizagem por descobrimento, sendo neste que o aluno por seus próprios recursos e conhecimentos vai em busca de expandir seus ensinos, o ultimo é a tese de Piaget na qual o “o princípiofundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção”, o aluno entende o que está acontecendo e após o modificada para sua melhor absorção. Estes são alguns dos princípios daaprendizagem significativa que a psicologia nos proporciona, que contem uma rica e variada referência.
Es estes conceitos encontrados são usados no discurso e na prática pedagógica. Distinta dastradições já mencionadas, encontramos estudos e investigações de curiosidade epistêmica e a teoria da motivação, que é utilizada para explorar, descobrir, compreender o que acontece, e aprender, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!