14 Principios de fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo o conceito de Fayol o ato de administrar esta baseada nessas cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Esses elementos são chamados de processo administrativo que sãoencontrados no trabalho do administrador de qualquer empresa.
Fayol a partir de estudos concluiu que Administração também deveria seguir leis e princípios, e definiram os 14 princípios gerais deAdministração que podem ser adaptados em qualquer lugar, tempo ou circunstância. Os princípios são:
1. Divisão do trabalho. Onde trata da especialização das to trabalho ou atividades das pessoas paraaumentar a eficiência.
2. Autoridade e Responsabilidade. Autoridade e o direito de dar ordens e de receber obediência, já a Responsabilidade e uma consequência da autoridade e significa que deveraprestar contas. Ambas têm devem andar juntas e equilibradas entre si.
3. Disciplina. depende de cada obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. Ou seja, seguir asregras.
4. Unidade de comando, Cada colaborador deve receber ordens de apenas um superior. É o principio da autoridade única.
5. Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto deatividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais ou gerais. Os interesses gerais da empresa devem colocar-se por cima dos interesses particulares das pessoas.
7.Remuneração de pessoal. deve ser justa e garantida satisfação para os empregados e a organização em termos de retribuição.
8. Centralização. E a autoridade no topo da hierarquia da organização.
9. CadeiaEscalar. É linha de autoridade do nível mais alto ao mais baixo em função do principio do comando.
10. Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar essa ordem e material e humana.
11.Equidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade das pessoas.
12. Estabilidade de pessoal. A rotatividade constante de pessoas num cargo e prejudicial à empresa, então quanto mais tempo...
tracking img