11-Exatas-biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

PROJETO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL (2o SEGMENTO)

BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Elci Oliveira Sampaio de Souza Elizabeth Silveira e Silva Simone Souza Dottori

INTRODUÇÃO: POR QUE ENSINAR BIOLOGIA ? Governo testa terapia de células tronco
Se experiência nacional for bem sucedida, tratamento seráadotado no SUS
Imprensa local, 25/09/2004

Droga que desliga gene bloqueia câncer
Experiência oferece esperança de novos tratamentos
Imprensa local, 12/10/2004

Mundo perde a cada 13 minutos uma espécie
Estudo do Fundo Mundial para natureza diz que a população mundial gasta mais recursos do que o planeta oferece
Imprensa local, 23/10/2004

Notícias como essas são veiculadas diariamentenos meios de comunicação, e é dessa forma que o ensino de Biologia deve buscar dar significado ao conhecimento científico criando instrumentos no aluno para que, diante de situações reais, seja capaz de se posicionar, ou, pelo menos elaborar argumentos fundamentados a favor e contra os fatos apresentados. Trata-se, portanto, de organizar o conhecimento de uma forma contextualizada, a partir desituações de aprendizagem que partam de situações de vivência e referências do aluno, e que lhe permita adquirir um instrumental para agir em diferentes situações do cotidiano, ampliando a compreensão sobre a realidade. Desta forma, a reoganização curricular que é proposta neste documento apresenta para as três séries do ensino médio um programa dividido em seis temas, que, de forma compacta,contempla os conceitos essenciais e imprescindíveis desenvolvidos de forma vinculada ao mundo real em que vivemos e que atende à preparação dos alunos que aspiram o ingresso na Universidade.

BIOLOGIA – pág. 1

CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

1a série: Tema 1 – A vida e sua organização Tema 2 - A interação entre os seres vivos 2a série: Tema 3 – A diversidade da vida Tema 4 – A diversidade dosprocessos vitais 3a série: Tema 5 – A genética e a manipulação gênica Tema 6 - A origem dos seres vivos Os temas a serem desenvolvidos encontram-se bastante detalhados, visando facilitar o “caminhar” do professor, e estão sempre associados a situações concretas, problematizadas de tal forma que o conhecimento contribua efetivamente tanto para o exercício consciente e responsável da cidadania epara o desempenho de atividades profissionais, quanto para o prosseguimento dos estudos no âmbito do 3o grau. Ao final de cada tema são apresentados aprimoramentos que, sempre que possível, deverão ser trabalhados pelo professor visando ampliar os conhecimentos e incentivar a busca de novas informações sobre cada assunto tratado. Para que seja possível atingir com sucesso os objetivos propostosfaz-se necessário que o professor se empenhe em criar condições para que o aluno desenvolva uma autonomia no pensar e no agir, que saiba dosar o volume de informações que devem ser transmitidas, ao invés de sobrecarregá-lo com “idéias inertes”, e que use uma terminologia adequada, pois a rigorosamente específica e técnica é para o especialista, e insistir nela no Ensino Médio é favorecer a tendênciapara confundir o nome com o conhecimento. O ensino de Biologia, se bem orientado pelo professor, criará no aluno atitudes de inestimável utilidade na vida comum, atitudes que o levem a enfrentar os problemas com maiores possibilidades de sucesso, tornando-o mais livre, mais consciente e mais feliz.

pág. 2 – BIOLOGIA

CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

ESTRUTURA CURRICULAR PARA A 1A SÉRIE DOENSINO MÉDIO
Tema 1 – A vida e sua organização A finalidade deste tema é a caracterização dos sistemas vivos. Os alunos deverão perceber que os seres vivos apresentam semelhanças na sua constituição e funcionamento mas, simultaneamente, estão expostos a mecanismos que determinam uma imensa diversidade da vida. • • • • • • • Identificar a organização celular como característica fundamental de...
tracking img