O TRABALHO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLITÍCA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS

Páginas: 13 (3239 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
O TRABALHO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS



RESUMO


Esta pesquisa pretende fazer um debate sobre o trabalho profissional do assistente social na construção e consolidação da Política de Humanização do SUS criada em 2001. A preocupação da pesquisa encontra-se em debater as contradições entre a política de humanização do SUS e o projetoético-político profissional do assistente social frente à construção coletiva de relações solidárias e humanizadas que buscam perceber o usuário e sua realidade no conjunto das demandas tanto individuais como coletivas dos usuários.


Palavras chaves: Trabalho profissional, Serviço Social, Humanização do SUS



ABSTRACT


This research intends to make a debate on the professional work of the socialworker in the construction and consolidation of Humanization Policy SUS created in 2001. The concern of the research is to discuss the contradictions between the policy of humanization of SUS and ethical-political professional social worker forward to building collective solidarity relations and humanized seeking to realize the user and the set of his reality demands both individual and collectiveusers.


Keywords: Professional Work, Social Work, Humanization of SUS

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo é fruto de questionamentos que surgiram durante a realização do estágio curricular em Serviço Social na atenção secundária no Hospital Nossa Senhora dos Anjos (HNSA), situado no município de Itamabacuri-MG em que observei os entraves no exercício da profissão do assistente social naconsolidação da política pública de saúde.
Os questionamentos se referem ao serviço de saúde que é ofertado na instituição que, muitas vezes, é realizado como um favor e não como um direito do usuário. Isto torna-se um objeto de estudo no exercício profissional do assistente social, uma vez que os atendimentos não eram calcados nos princípios da humanização do SUS e o usuário não tinha seusdireitos consolidados. Tais questionamentos foram gerados através do atendimento que é ofertado na instituição, especificadamente ao atendimento público do Sistema Único de Saúde (SUS, 1990) e a consolidação da Política de Humanização do SUS que foi criada em 2001 para dar suporte ao SUS, através de um conjunto de ações na busca da efetivação de seus princípios; procurando minimizar as fragmentações doserviço de saúde. Essas questões foram refletidas durante o decorrer do estágio curricular na instituição.
Esta experiência impulsionou o estudo do trabalho de conclusão de curso, mas durante o percurso da pesquisa não houve retorno positivo do Hospital Nossa Senhora dos Anjos para a realização da empírica1. Com isso, tive que redimensionar o objeto da pesquisa que se centrou em compreender otrabalho profissional do Assistente Social na Política de Humanização do SUS.
O objeto da pesquisa é o debate do trabalho profissional do assistente social na consolidação da Política de Humanização do SUS. A preocupação da pesquisa encontra-se em debater as contradições entre a política de humanização do SUS e o Projeto Ético-Político profissional do Assistente Social frente à construçãocoletiva de relações solidárias e humanizadas que buscam perceber o usuário e sua realidade no conjunto das demandas tanto individuais como coletivas dos usuários.
A pesquisa ora apresentada tem com objetivo geral compreender a atuação profissional do Assistente Social na construção e consolidação da Política de Humanização do SUS a partir de sua criação em 2001.
Diante do objetivo geral, meusobjetivos específicos são:
Estudar a trajetória histórica da política de saúde no Brasil.
Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a Política de Saúde e o trabalho profissional do Assistente Social nesta política.
Compreender a conformação da política de humanização do SUS e o trabalho do Assistente Social frente a esta política.
Esta pesquisa partiu da primeira hipótese de que a política de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Trabalho Profissional do Assistente Social
  • O Trabalho Profissional do Assistente Social
  • O trabalho profissional so assistente social
  • Avaliação do trabalho profissional assistente social
  • As política do assistente social no sistema único de saúde (sus)
  • O trabalho do assistente social e as políticas públicas
  • Exercício Profissional do Assistente Social na Gestão de Politicas Publicas
  • A Participa O Do Assistente Social No SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!