O tempo da historia

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Rio Cávado
O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m. Passa pelos concelhos de Montalegre, Terras deBouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km.
A bacia hidrográfica do rio Cávado élimitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Neiva e do rio Lima e, a este e sul, pelas bacias do rio Douro e do rio Ave; tem uma área de 1600 km². O escoamento anual na foz do rio é, em média,de 2123 hm3. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Cávado apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos na ordem dos 1180 hm3, em regime regularizado, valor que corresponde aquase 30% do total existente em Portugal.

Rio Vouga
O rio Vouga é um rio do centro de Portugal, que nasce a 930 metros de altitude, na serra da Lapa, mais concretamente no chamado Chafariz daLapa, situado na freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu.
No seu percurso banha diversas localidades, algumas das quais têm o seu nome intimamente ligado ao rio, como severifica nos topónimos, Pessegueiro do Vouga, Sernada do Vouga, Sever do Vouga, Macinhata do Vouga e Vouga.
Para além destas povoações, e no sentido nascente-foz, o rio Vouga é fonte de riqueza edesenvolvimento de outras localidades, de que destacam Pinheiro, Vila Boa, Afonsim, Sátão, São Pedro do Sul, Vouzela, Paradela, Segadães, Eirol, Lorais, São João de Loure e Angeja.
Pouco depois de passar avila de Cacia, situada no concelho e Distrito de Aveiro e a 7 quilómetros da sede de concelho e de distrito, as suas águas separam-se em inúmeros canais de terreno baixo e pantanoso, dando-se início àformação da Ria de Aveiro.
O seu percurso é, predominantemente, feito de leste para oeste tendo um total de 148 quilómetros de extensão.
Tem como afluentes principais os rios Caima e Sul, na margem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história e o tempo
  • Tempo e História
  • Tempo e Historia
  • História e o tempo
  • tempo e história
  • Tempo e História
  • Historia e o tempo
  • Tempo para história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!