Homofobia

Páginas: 17 (4167 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O tema da homofobia em dissertações e teses
The subject of homophobia in dissertations and theses
Paulo César Possamai* Anderson da Cruz Nunes**

Resumo: O presente artigo tem como objetivo um breve levantamento sobre o tema da homofobia em dissertações e teses. A pesquisa tem os recortes temporal, que abrange os anos de 2005 a 2010 e o geográfico, que contempla o que foi produzido nasuniversidades do Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, este trabalho traça um paralelo entre os contextos político e social e o que produziu a academia no período analisado. Palavras-chave: homofobia; bibliografia; universidade.

Abstract: This article aims to be a brief study on the topic of homophobia in dissertations and theses. The research has the temporal scopes covering the years 2005 to 2010which was produced at the universities of South and Southeast of Brazil. In addition, this paper draws a parallel between the political and social context and that the academy produced in the analyzed period.

Keywords: homophobia, bibliography, university.

Introdução
O momento social e político que atravessa o Brasil, hoje, apresenta um quadro favorável à discussão do assunto homofobia, vistoque o debate sobre a homossexualidade vem se fazendo cada vez mais presente em nossa sociedade. Alguns fatos contribuíram para o tema estar tão latente, entre eles, as eleições presidenciais de 2010. Indagações sobre o casamento gay e a

*

Doutor em História Social pela USP. Professor no Departamento de História e PPGH da UFPel. E-mail: paulocpossamai@hotmail.com ** Graduando em Históriapela UFPel. E-mail: andersonnunespelotas@gmail.com
MÉTIS: história & cultura – POSSAMAI, Paulo C. C.; NUNES, Anderson C.

273

aprovação da PLC 122 (projeto de lei que criminaliza a homofobia) fizeram parte da campanha política de José Serra do PSDS e Dilma Rousseff do PT até o último momento. Em resposta a esse debate político, houve manifestações mais fortes de representantes da sociedadecivil organizada, dentre os quais podemos citar líderes e/ou políticos religiosos como Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus-vitória em Cristo, e Jair Bolsonaro, militar da reserva e deputado pelo PP. Outro ponto importante e também motivo de reações nas casas e nas ruas foi a abordagem da homofobia na novela Insensato Coração, da Rede Globo. Pela primeira vez, na televisão, oshomossexuais ganham um núcleo e uma história própria. A parada gay, a morte de um rapaz por homofóbicos e a linguagem usada por gays citada na trama fizeram da mesma um marco relativo à homossexualidade. Em resposta a isso, os dois lados (pró e contra a homossexualidade) pressionaram a Globo. De uma parte os movimentos sociais pediam o beijo gay (não exibido pela emissora) e, de outro, grupos contráriosaos direitos LGBT, acusaram a emissora de fazer apologia em favor da aprovação de lei da homofobia. A escolha de trabalhar com a homofobia consiste numa vontade de entender os motivos que levam uma pessoa a cometer tal violência. Além disso, constatamos, nos últimos anos, um aumento considerável de crimes dessa natureza no Brasil. Acreditando no conhecimento – como um agente poderoso na luta contraquaisquer preconceitos – nos detivemos a pesquisar o que se produziu sobre homofobia/violência nas universidades do Sudeste e Sul do Brasil, de 2005 a 2010. Este artigo tem por objetivo fazer um breve levantamento bibliográfico acerca da homofobia, essa vista como manifestação de violência verbal e/ou física direcionada aos sujeitos homossexuais. A pesquisa foi realizada no banco de teses da Capsatravés das palavraschave: homofobia, homossexualidade, homossexuais, homossexual, gay, lesbianismo, lésbicas, intolerância, violência, discriminação, diversidade sexual, travestismo, travestis, transexualismo e transexuais. Primeiramente, foram selecionadas as obras direcionadas especificamente à diversidade sexual, em seguida, foram analisadas aquelas que abordavam a homofobia.

2005: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • homofobia
  • homofobia
  • Homofobia
  • homofobia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!