Homofobia

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
referências 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo ressaltar os problemas causados pela violência homofóbica e conscientizar a sociedade das conseqüências futuras, pois vemafetando muitas famílias e principalmente os adolescentes que são as principais vítimas desse preconceito.
Também ressaltar a violência homofóbica nas escolas, que trazem muitas conseqüências como o abandono dos estudos, por não agüentarem tanta violência são obrigados a abandonar a escola.
Muita dessas pessoas não consegue nem concluir o Ensino Médio e por não conseguirem obter os estudos, sãoobrigados até a irem para as ruas se prostituir, devido até mesmo o preconceito de muitos por não contratar pessoas homossexuais, principalmente os travestis e transexuais, que são os mais condenados. Quero repassar isso de forma clara e objetiva para a sociedade.



2 DESENVOLVIMENTO
Como vemos homossexualidade e homofobia têm sido termos largamente utilizados pela mídia, pelos movimentos sociaise pelo discurso acadêmico. A homofobia se tornou, no mundo contemporâneo, um dos últimos preconceitos ainda tolerados.
A homofobia é a atitude de hostilidade para os homossexuais, embora seu primeiro elemento seja a rejeição irracional ou mesmo o ódio em relação a gays e lésbicas, a homofobia não pode ser reduzida a isso.
Assim como a xenofobia, o racismo ou o anti-semitismo, ela é umamanifestação arbitrária que consiste em qualificar o outro como contrário, inferior ou anormal. Devido a sua diferença, esse outro é posto fora do universo comum dos humanos.
O homossexual é tido pela norma social como bizarro estranho ou disparatado. O homossexual assim como o negro é sempre o outro, o diferente, aquele com o qual qualquer identificação é impensável.
Na verdade, a homofobia é não sóuma violência contra os homossexuais, mas igualmente uma agressão aos valores fundadores da democracia.
No entanto, dizer publicamente não se simpatizar ou mesmo odiar pessoas homossexuais ainda é algo não só tolerado, como constitui também em uma forma bastante comum de afirmação e de constituição da heterossexualidade masculina. A maioria dos brasileiros tem preconceito contra homossexuais.Violência dos mais variados tipos contra a população LGBT está presentes nas diversas esferas do convívio social e constituição de identidades dos indivíduos. Suas ramificações se fazem notar no universo familiar, nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas forças armadas, na justiça, na polícia, em diversas esferas do poder público onde se manifesta a homofobia.
Na escola a homofobia se expressa pormeio de agressões verbais ou até mesmo físicas a que estão sujeitos os estudantes que se resistem a se adequar à heterossexualidade. Na escola alunos (as) gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais sofrem violência da parte de outros alunos que não aceitam a sua homossexualidade.
Com esse preconceito é que acontece a evasão escolar de estudantes que expressam identidade sexual e degênero diferentes da norma heterossexual, e mesmo na tentativa de suicídio de adolescentes em conflito com sua identidade sexual e de gênero, devido aos preconceitos e a discriminação sofrida no espaço escolar.
Uma das principais vítimas dessa evasão escolar também são as adolescentes travestis e os adolescentes transexuais que dificilmente conseguem terminar seus estudos, sendo forçados a abandonar aescola, já que diferentemente de adolescentes gays e lésbicas, têm mais dificuldade em esconder sua diferença, tornando-se as vítimas mais visíveis dessa violência escolar.
Na verdade os jovens são as principais vítimas da homofobia no Brasil, vítimas essas que às vezes, sofre várias violências e até mesmo por mais de um agressor.
A homofobia se faz presente no desejo de destruição (física,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • Homofobia
  • homofobia
  • homofobia
  • Homofobia
  • homofobia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!