Tempo e Historia

Páginas: 7 (1582 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
TEMPO E HISTÓRIA

Alex Evandro Teixeira
Angelita Fulle
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0776) – Prática do Módulo I
28/04/2013

RESUMO
História é a ciência dos acontecimentos humanos ao longo do tempo. Estuda o passado dos homens e das nações, seu modo de vida, seus conhecimentos, fatos ocorridos e suas reações através do tempo. A História explica opassado com o objetivo de explicar o presente. O Tempo para a História seria o meio semelhante ao espaço em que se desenvolvem os acontecimentos. Para a Física, o tempo seria a medida de duração dos fenômenos, permitindo assim assinalar a sucessão dos eventos. O tempo é uma mudança contínua pela qual o presente se converte no passado. O método para conclusão deste Paper baseou-se de pesquisas emlivros e consultas à Internet, em concordância com os autores dos meios consultados.
Palavras-chave: História, Passado, Presente.

1 INTRODUÇÃO
As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época. O estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam de forma determinista; as “soluções de ontem” não servem para os problemas de hoje. Se um processo de recriação queconsidere mudanças e permanências históricas, as experiências do passado não podem ser aplicadas no presente. Como entender as relações entre o passado e o presente?









1.1 Desenvolvimento
A compreensão das relações entre passado e presente é uma das mais intrigantes relações da história. A escrita da história não pode ser isolada de sua época, o historiador vive o seu tempo; por issoa história que ele escreve está ligada à história que ele vive. Problemas e alegrias, lutas e sonhos surgem na reconstrução da vida humana que ele elabora. Reconstrução essa que depende de uma série de concepções, escolhas e “recortes” feitos pelo historiador: desde a definição do objeto do trabalho (tema, método e projeto da pesquisa) até a seleção que interessam a pesquisa.
As conclusões doshistoriadores nunca são definitivas. O historiador trabalha para o seu tempo e não para a eternidade. Assim a historiografia não deve ter a pretensão de fixar verdades absolutas, prontas e acabadas, interpretações eternas, pois a história, como forma, é uma atividade contínua de pesquisa.
O historiador interpreta e investiga as ações humanas que, ao longo do tempo, provocam mudanças e continuidadesem vários aspectos da vida pública e privada: na economia, nas artes, na política, no pensamento, nas formas de ver e sentir o mundo, no cotidiano, na percepção das diferenças. O trabalho do historiador consiste em perceber e compreender esse processo histórico.
1.2 Fontes Históricas
Em suas pesquisas, os historiadores utilizavam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobreas ideias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo. Essas fontes históricas são múltiplas; podem ser, por exemplo, escritas ou não escritas.
As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas e documentos públicos, entre outros. As fontes não escritas são registros das atividades humanas que utilizam linguagens diferentesda escrita, tais como pinturas, esculturas, vestimentas, armas, músicas, discos fonográficos, filmes, fotografias, utensílios. Outro exemplo de fonte histórica não escrita é o depoimento de pessoas sobre aspectos da vida social e individual. Esses depoimentos, que podem ser colhidos a partir de entrevistas gravadas pelo próprio historiador, servem para registrar a memória (pessoal e coletiva) eampliar a compreensão de um passado recente o da história que está construindo no presente. É o que se chama História Oral.
Até recentemente, os historiadores utilizavam principalmente as fontes escritas para fundamentar as pesquisas históricas. Hoje, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a televisão, o rádio, o cinema, além de computadores, os historiadores podem consultar grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história e o tempo
  • Tempo e História
  • História e o tempo
  • tempo e história
  • Tempo e História
  • Historia e o tempo
  • Tempo para história
  • O tempo e a história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!